Ir para o conteúdo
ou

Banner da Comunidade
 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Artigo relata experiência com Noosfero em curso online sobre Recursos Educacionais Abertos

12 de Dezembro de 2014, 12:56 , por Conteúdo de Colivre marcado com a tag "Noosfero" - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 90 vezes

 

A II Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO 2014), evento promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), publicou em seus anais o artigo Curso REA: a construção de um curso aberto apoiado por software livre de mídias sociais, que aborda, entre outros aspectos, a utilização do Noosfero como plataforma para experiências na área de educação. O artigo trata da iniciativa do Curso REA, construído por voluntários para compartilhamento de conhecimentos sobre Educação Aberta (EA) e Recursos de Educação Aberta (REA).

O artigo explica os motivos da preferência pelo Noosfero: "Este software foi escolhido primeiramente por ser um software livre. Em segundo plano, buscávamos ir além das limitações dos AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) tradicionais. Além disso, o Noosfero disponibiliza, por padrão, publicamente os conteúdos produzidos pelos seus participantes por toda a internet, diferentemente de outras mídias sociais, que mantêm os conteúdos fechados dentro da própria rede, o que contraria os pressupostos pedágogicos de abertura do conhecimento assumidos no projeto do curso."

Através da rede social do Curso REA, usuários podem acessar e compartilhar conteúdos de hipertexto, vídeos, imagens, arquivos e palestras virtuais. O aprendizado se dá através de comunidades temáticas na rede, organizadas por orientadores que utilizam textos e palestras virtuais e se encarregam de fomentar discussões em tópicos. A primeira edição do curso aconteceu entre 30 de setembro e 08 de dezembro de 2013, contando com mais de 500 inscritos.

O artigo destaca ainda a importância da utilização do Software Livre na educação. Para os autores "através do Software Livre, o aluno e os professores usufruem uma experiência de abertura completa no processo de ensino-aprendizagem, desde o conteúdo didático até a plataforma que o suporta. O software livre, por exemplo, permitiria, dentre outras liberdades, que um aluno ou professor replicasse e adaptasse o curso em outras situações em que ele achasse conveniente, reaproveitando-se esforços e multiplicando oportunidades de aprendizado", afirmam os autores no texto.

Para ler o artigo na íntegra acesse os anais do evento aqui.


Fonte: <a href="http://softwarelivre.org/colivre/blog/artigo-relata-experiencia-com-usnoosferojuventude-em-curso-online-sobre-recursos-educacionais-abertos">http://softwarelivre.org/colivre/blog/artigo-relata-experiencia-com-usnoosferojuventude-em-curso-online-sobre-recursos-educacionais-abertos</a>

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Estatísticas para Noosfero

  • 13 usuários
  • 0 tags
  • 0 comentários