Ir para o conteúdo
ou

Banner da Comunidade
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

16 de Julho de 2014, 7:34 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Universidade Católica do Salvador lança Campus Virtual com a plataforma Noosfero

29 de Maio de 2015, 19:54, por Conteúdo de Colivre marcado com a tag "Noosfero" - 0sem comentários ainda

Uma mesa redonda sobre "Comunicação, Redes Sociais e Educação", realizada na manhã desta sexta-feira (29), no Campus de Pituaçu, marcou o lançamento do Campus Virtual da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Participaram do debate o reitor Pe. Mauricio Ferreira, o assessor técnico e de modernização da UCSal, prof. Arnaldo Bispo, o coordenador do curso de Direito, prof. Raimundo Andrade, o editor do Correio 24 horas, Wladmir Lima, e o representante da Colivre, que foi responsável pela implantação do Campus Virtual, Vicente Aguiar. Na plateia, professores, coordenadores de curso, funcionários e convidados da comunidade externa participaram da apresentação e debateram sobre o impacto do crescimento das redes sociais digitais e como elas podem ser utilizadas a favor do ensino.

Sobre o Campus Virtual

O Campus Virtual é ambiente digital integrado de rede social e desenvolvimento acadêmico. Para isso, foi reunido, de forma inovadora, o conceito de rede social acadêmica, com um ambiente virtual de aprendizagem e sites institucionais numa mesma plataforma.

Nesse novo ambiente digital da UCSal, cada estudante, professor e funcionário terá seu perfil exclusivo e completamente personalizável e com ele poderá adicionar amigos, criar galeria de imagens e interagir com toda a comunidade acadêmica. Poderá, ainda, construir seu próprio blog, criar comunidades e fóruns, além de compartilhar artigos e projetos de pesquisa.

Por utilizar a plataforma de software livre Noosfero, o Campus Virtual da UCSal oferece um ambiente extremamente flexível, no qual as funcionalidades são colocadas de forma fácil nas mãos dos usuários, possibilitando mais autonomia na criação e organização de sites e comunidades virtuais da UCSal na internet.

Focada na horizontalidade, no compartilhamento de conteúdos e na liberdade do usuário, o Campus Virtual se torna uma rede de integração, compartilhamento cientifico e aprendizagem colaborativa entre os alunos, professores, pesquisadores e funcionários.

Fonte: www.ucsal.br



Noosfero lança nova versão

23 de Dezembro de 2014, 15:47, por Conteúdo de Colivre marcado com a tag "Noosfero" - 0sem comentários ainda

 

A plataforma livre para redes sociais Noosfero acaba de lançar a versão 1.0. A nova versão traz novas funcionalidades e plugins, mas o destaque é a atualização para o framework Ruby on Rails 3.2, que permite uma compatilibiidade maior do Noosfero com as novas tecnologias.

Para mais informações e download da nova versão acesse o seguinte endereço: http://usnoosferojuventude.org/Development/NoosferoVersion01x00

O Noosfero é uma plataforma web livre para redes sociais e redes de economia solidária na internet que agrega as funções de blog, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), chat, fórum, portfólio eletrônico, produção e consumo de feeds RSS, agenda de eventos etc.O Noosfero é também um projeto de software livre, com licença GNU Affero General Public License, desenvolvido pela Colivre com a contribuição de uma comunidade de desenvolvedores/as que garantem o lançamento de novas versões constantemente.



Secretaria Nacional de Juventude lança portal com Noosfero

23 de Dezembro de 2014, 9:54, por Conteúdo de Colivre marcado com a tag "Noosfero" - 0sem comentários ainda

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) lançou o novo Portal da Juventude, rede social construída com Noosfero voltada para a participação social de jovens brasileiros. O portal é a primeira plataforma temática do Governo Federal e tem o objetivo de agregar todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com as políticas públicas para a juventude por meio de notícias, fóruns, comunidades, discussões e debates.

A plataforma é um esforço conjunto da SNJ, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e da Secretaria-Geral da Presidência da República que faz parte do plano estratégico de comunicação com a sociedade civil. O Portal ainda inclui os sites do Participatório - Observatório Participativo da Juventude, os sites da SNJ, do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), do Juventude Viva, da Juventude Rural e da Estação Juventude.

O Noosfero é uma software para redes sociais construído pela Colivre com software livre, que reúne as funcionalidades de site, blog, fóruns de discussão, loja virtual e campus virtual e permite total autonomia de cada rede. O Noosfero torna possível o desenvolvimento de redes sociais de nicho para diversas instituições, universidades, organizações da sociedade civil, redes de economia solidária e cooperativismo. Com o Noosfero, a Colivre venceu o 9° Prêmio Cooperativa do Ano na categoria Inovação e Tecnologia.

Para conhecer o portal acesse o endereço www.juventude.gov.br



Artigo relata experiência com Noosfero em curso online sobre Recursos Educacionais Abertos

12 de Dezembro de 2014, 12:56, por Conteúdo de Colivre marcado com a tag "Noosfero" - 0sem comentários ainda

 

A II Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO 2014), evento promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), publicou em seus anais o artigo Curso REA: a construção de um curso aberto apoiado por software livre de mídias sociais, que aborda, entre outros aspectos, a utilização do Noosfero como plataforma para experiências na área de educação. O artigo trata da iniciativa do Curso REA, construído por voluntários para compartilhamento de conhecimentos sobre Educação Aberta (EA) e Recursos de Educação Aberta (REA).

O artigo explica os motivos da preferência pelo Noosfero: "Este software foi escolhido primeiramente por ser um software livre. Em segundo plano, buscávamos ir além das limitações dos AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) tradicionais. Além disso, o Noosfero disponibiliza, por padrão, publicamente os conteúdos produzidos pelos seus participantes por toda a internet, diferentemente de outras mídias sociais, que mantêm os conteúdos fechados dentro da própria rede, o que contraria os pressupostos pedágogicos de abertura do conhecimento assumidos no projeto do curso."

Através da rede social do Curso REA, usuários podem acessar e compartilhar conteúdos de hipertexto, vídeos, imagens, arquivos e palestras virtuais. O aprendizado se dá através de comunidades temáticas na rede, organizadas por orientadores que utilizam textos e palestras virtuais e se encarregam de fomentar discussões em tópicos. A primeira edição do curso aconteceu entre 30 de setembro e 08 de dezembro de 2013, contando com mais de 500 inscritos.

O artigo destaca ainda a importância da utilização do Software Livre na educação. Para os autores "através do Software Livre, o aluno e os professores usufruem uma experiência de abertura completa no processo de ensino-aprendizagem, desde o conteúdo didático até a plataforma que o suporta. O software livre, por exemplo, permitiria, dentre outras liberdades, que um aluno ou professor replicasse e adaptasse o curso em outras situações em que ele achasse conveniente, reaproveitando-se esforços e multiplicando oportunidades de aprendizado", afirmam os autores no texto.

Para ler o artigo na íntegra acesse os anais do evento aqui.



O que é o Noosfero?

8 de Dezembro de 2014, 16:18, por João Silva - 0sem comentários ainda

O Noosfero é uma plataforma web para redes sociais e de economia solidária que possui as funcionalidades de Blog, e-Portfolios, CMS, RSS, discussão temática, agenda de eventos e inteligência econômica colaborativa num mesmo sistema! Conheça, use, participe e contribua com este projeto de software livre!



Estatísticas para Noosfero

  • 13 usuários
  • 0 tags
  • 0 comentários