Ir para o conteúdo
ou

COMPARTILHE:

Plano Nacional de Start Ups

Tela cheia

Consulta: Plano Nacional de Desenvolvimento

4 de Julho de 2017, 18:36 , por mariel.zasso@gmail.com - | 1 pessoa seguindo este artigo.

Dentre os principais objetivos e princípios norteadores da Secretaria Nacional da Juventude encontra-se a promoção da autonomia, emancipação, criatividade e participação dos mais de 50 milhões de jovens de 15 a 29 anos no processo de desenvolvimento do País.

Para alcançar essas metas, a secretaria estabeleceu uma série de diretrizes como o desenvolvimento de cenários de intersetorialidade das políticas estruturais, programas e ações focadas no jovem, a ampliação de alternativas para a efetiva inserção social do jovem.

No âmbito desse arcabouço, a SNJ promoveu, em associação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (UNESCO), o edital público cujo objeto seria a apresentação de uma “proposta para um Plano Nacional de Desenvolvimento de Startups para a Juventude”, vencido pela empresa de consultoria EloGroup.

O projeto teve seu início no mês de março de 2017 e se encerra no mês de dezembro desse mesmo ano. Desde o início do trabalho, foi acordada a relevância de um momento em que a população pudesse expressar sua opinião acerca do conteúdo proposto sob a argumentação de que o Plano Nacional de Desenvolvimento de Startups é destinado aos cidadãos brasileiros e, por isso, deve considerar a opinião do povo.

Assim, inicia-se hoje um processo de consulta pública que permanecerá aberto até o dia 01 do mês de dezembro. Ao término da data limite, a consultoria irá incorporar os comentários da população no documento final do projeto.

Para que o leitor tenha uma experiência positiva na consulta pública, faz-se necessário esclarecer que a consulta pública está estruturada no seguinte formato:

 

Etapa 1 – Diagnóstico do Ecossistema Empreendedor:

O que é? A primeira atividade da consultoria consistiu em estudar, entender e diagnosticar a situação atual do ecossistema empreendedor brasileiro, identificando os principais problemas que o assolam.

Como comentar? Forneça sua opinião acerca dos problemas mapeados. Ex: grau de criticidade e relevância de cada um dos problemas, ausência de problemas no mapeamento, etc.

 

Etapa 2 – Definição das batalhas do plano

O que é? A partir dos problemas e uma análise criteriosa do endereçamento das políticas públicas atuais de fomento ao empreendedorismo realizada por um comitê temático especialista, foram listadas quatro grandes batalhas que seriam perseguidas pelo plano para os próximos dois anos.

Como comentar? Forneça sua opinião acerca das batalhas definidas e das metas estabelecidas. Ex: suficiência e relevância das batalhas, exequibilidade das metas, etc

 

Etapa 3 – Detalhamento das Soluções

O que é? Uma vez definidas as batalhas, o comitê especialista junto com a consultoria detalhou algumas soluções que permitam ganhar cada uma dessas batalhas.

Como comentar? Forneça sua opinião acerca das soluções definidas. Ex: conceitos da solução, outras ideias de soluções, estratégia de nacionalização, etc.

 

É importante esclarecer que apesar de a consulta pública direcionar seus esforços a coleta de comentários em prol do desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro, o foco deste plano restringe-se a um nicho de empresas denominadas startups conforme determinado no termo de referência deste projeto.

No entanto, nada impede que a Secretaria Nacional da Juventude aproveite essas informações para trabalhos futuros.

Passos


Categorias

Participação Social