Ir para o conteúdo
ou

COMPARTILHE:

Plano Nacional de Start Ups

 Voltar a Etapa 1
Tela cheia

Diagnóstico do Ecossistema Empreendedor

25 de Outubro de 2017, 11:08 , por Joenio Costa - 1Um comentário | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 182 vezes

Comments
0
O entendimento de que existem diferentes arquétipos de empreendedores dentro de um ecossistema é muito importante para os formuladores de políticas públicas. Cada perfil de empreendedor tem suas características específicas que devem ser levadas em consideração ao longo do desenvolvimento de iniciativas de fomento. Identificamos algumas das principais características de cada um desses arquétipos de forma não exaustiva apenas para delimitar o perfil de cada empreendedor, facilitando a compreensão do leitor.

Comments
0
Essa ilustração representa a nossa visão de como analisar um ecossistema empreendedor. Ela foi construída a partir do cruzamento de diferentes métodos de análise de ecossistemas empreendedores.

Comments
0
Buscamos construir um ciclo de vida do empreendedor que levasse em consideração todos os arquétipos identificados. Assim, entendemos que empreenderes inovadores que fundem uma startup tenham a possibilidade e anseiam em galgar por todas as etapas do ciclo, no entanto, essa realidade não se repete para o empreendedor por necessidade ou até o tradicional que dificilmente terão condições/desejo de percorrer as últimas etapas.

Localizamos os principais problemas mapeados no diagnóstico do ecossistema empreendedor na ilustração acima que mescla os pilares de análise de um ecossistema com o ciclo de vida de um empreendedor. Mais uma vez, estamos retratando todos os arquétipos de empreendedores nesta figura. No entanto, sabemos que esses problemas incidem desigualmente entre os tipos de empreendedores e, por isso, as próximas páginas são dedicadas a discutir a criticidade desses problemas para cada arquétipo.

Comments
0
O que você achou dos problemas que foram mapeados? Acredita que está faltando algum que deveríamos listar em nossa ilustração? Acha que tem problemas que não são relevantes na imagem?

Comments
0
Apesar de termos dividido o grupo dos empreendedores inovadores em dois (Tecnológico e Modelo de Negócios), o comitê conclui que existem diferenças muito sutis entre os dois e, por isso, para os formuladores de políticas públicas, eles deveriam ser tratados de maneira igualitária.

1Um comentário

  • 176035a553e00fd56e3896eb421e5965?only path=false&size=50&d=wavatarAndré Luiz da Silva Lima
    15 de Novembro de 2017, 14:15

    Situação de Vulnerabilidade dos nossos Jovens

    Acho importante e significativo a iniciativa... Entretanto, gostaria de chamar atenção para o fato de que uma parcela significativa de nossa juventude luta para sobreviver... Me refiro aos que trabalham e estudam (imaginemos quem trabalha nestas lojas de fast food) e aqueles que acabam abandonando as escolas para trabalhar em jornadas incompatíveis com o ensino regular.Acredito que qualquer que seja a iniciativa, seria importante garantir uma bolsa auxílio a estes jovens, não como incentivo ou contrapartida, mas como condição sine quo nom em virtude da situação socioeconomica de suas familias...


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.