Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

O que é?

2 de Dezembro de 2014, 12:24 , por Valessio Brito - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 12159 vezes

O PARTICIPATÓRIO – Observatório Participativo da Juventude é um ambiente virtual interativo com o objetivo de produzir conhecimento sobre/para/pela a juventude brasileira e à participação e mobilização social. 

Participam deste espaço, além dos jovens, redes, coletivos, movimentos sociais, gestores, pesquisadores, parlamentares, todos que queiram contribuir e integrar-se às discussões propostas. O que for debatido poderá auxiliar, por exemplo, para o aperfeiçoamento ou a criação de políticas públicas, legislação, produção de conhecimentos e outras questões relevantes para a juventude brasileira.

É um espaço qualificado para o diálogo, o debate e a interação de jovens, gestores, pesquisadores e demais formuladores em torno das políticas para juventude promovidas pela SNJ e por outros órgãos do poder público.

Acima de tudo é um espaço de articulação de saberes envolvendo jovens, pesquisadores, instituições, observatórios e grupos de pesquisa, gestores, movimentos sociais, no Brasil e no exterior, para refletir sobre questões, dilemas e políticas públicas.

 

Quando surgiu a iniciativa?

Em outubro de 2011 surge o primeiro desenho do Participatório. Em dezembro de 2012 ele começa de fato a ser executado enquanto projeto. Ele é um híbrido entre o formal da academia e a fluidez das redes - e vem ao encontro da percepção da sociedade de que a produção de conhecimento sobre a realidade não pode ficar apartada da própria realidade.

A implantação de um Observatório da Juventude – vem sendo debatida há alguns anos pela SNJ e pelo Conselho Nacional de Juventude e responde pela necessidade interna de mapeamento e sistematização de informações e dados que possam subsidiar a formulação de políticas de juventude e é igualmente uma demanda da juventude por um espaço qualificado, com informações confiáveis, para participar e debater com outros jovens, com pesquisadores e gestores sobre os temas de seu interesse e assim poder interferir na pauta da juventude.

 

Como foi escolhido esse nome Participatório?

O nome Participatório surge no contexto das oficinas e diversas atividades, envolvendo um grande número de interlocutores, que culminaram no desenho deste ambiente virtual. O nome brinca com as diretrizes principais do projeto:participação social e observatório, juntando-os, daí, Participatório.

 

Porque um Observatório?

A demanda por pesquisas e dados, pelo acompanhamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas de juventude, a necessidade de controle e participação social por parte da sociedade acompanha a criação da SNJ.

Na interlocução com os jovens há a percepção que a juventude, as redes e as instituições também produzem conhecimento, seus saberes, seus fazeres, suas metodologias e estratégias são igualmente subsídios para a formulação, implementação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas.

Nossa aposta é que essa troca vai colocar as discussões sobre as políticas públicas e participação social em um novo patamar, com uma escuta recíproca de melhor qualidade. Como diria Paulo Freire, não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes. A diversidade fará a diferença no Participatório.

 

Quais são os espaços, ferramentas e funcionalidades do Participatório?

O ambiente virtual do Participatório é organizado em diversos tipos de ambiente:

  • Boletins Temáticosboletins bimestrais, produzidos em parceria com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com análise de dados sobre temas específicos que tem impacto sobre a juventude (educação, trabalho, cultura, saúde, dentre outros).

  • Biblioteca Digital: reúne em um único local virtual a produção bibliográfica da SNJ, do CONJUVE e também de repositórios de Universidades sobre juventude. Desenvolvida em Dspace.

  • Rede de Pesquisadores de Juventude: espaço para divulgação sobre pesquisas em desenvolvimento e articulação de pesquisadores, intuições, observatórios que trabalham com as temáticas juventude e políticas públicas.

  • Dados e IndicadoresInformação pública para pesquisa com interface para gerar gráficos e mapas de forma fácil.