O PARTICIPATÓRIO – Observatório Participativo da Juventude é um ambiente virtual interativo com o objetivo de produzir conhecimento sobre/para/pela a juventude brasileira e à participação e mobilização social. Saiba mais!

Notícias


SDH recebe contribuições ao Relatório da Agenda de Convergência até dia 12 de março

3 de March de 2015, por Kobausk França Felix

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República receberá até o próximo dia 12 de março contribuições para o Relatório da Agenda de Convergência para a Proteção Integral dos Direitos de Crianças e Adolescentes no Contexto dos Megaeventos (http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/agenda-de-convergencia/documentos/relatorio-da-agenda-de-convergencia-minuta). O documento preliminar foi elaborado com base na experiência de integração de redes durante a Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo de 2014.



Corrupção afeta crença dos jovens na democracia

10 de February de 2015, por Kobausk França Felix

Os eleitores que vivem na maioria dos países das Américas acreditam, em geral, que a democracia é a melhor forma de governo e rejeitam golpes militares. Mas a corrupção e a criminalidade tendem a afetar essa percepção, principalmente entre os mais jovens. Análise feita pelo Núcleo de Jornalismo de Dados do GLOBO a partir do cruzamento dos microdados da pesquisa Projeto Opinião Pública na América Latina (Lapop, sigla em inglês) indica que, em situações de crise, eleitores entre 16 e 25 anos são mais propensos a aceitar golpes militares.



Estudantes se mobilizam em defesa da Petrobrás, no Rio de Janeiro

5 de February de 2015, por Kobausk França Felix

Nesta quinta-feira, 05, os estudantes que participam da 9º Bienal de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro, realizaram uma grande manifestação em defesa da Petrobrás como empresas 100% estatal e contra os cortes de verba para a educação.



Jovens debatem direitos e sexualidade em encontro LGBT na Bienal da UNE

5 de February de 2015, por Kobausk França Felix

Garantia de direitos e trajetórias, acesso ao mercado de trabalho e ao mundo acadêmico foram os temas que pautaram o primeiro encontro LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros) da história da UNE nesta quinta-feira (5), na 9ª Bienal. Centenas de pessoas participaram dos debates sobre o tema na Fundição Progresso, no centro, no quinto dia do evento. O encontro debateu sexualidade e garantia de direitos.  



Relatório apresentado à ONU denuncia encarceramento e extermínio de jovens

3 de February de 2015, por Kobausk França Felix

Um relatório apresentado hoje (03) ao Comitê sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, aponta o encarceramento e o extermínio de jovens como violações frequentes no Brasil. Elaborado pela Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced – Seção DCI Brasil), o monitoramento mostra que a taxa de homicídio entre a população de até 19 anos aumentou 194,2%, entre 1980 e 2012.