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Perfil

 

Ser modelo profissional virou o sonho de 9 a cada 10 jovens adolescentes brasileiros. Cada vez mais  jovens meninas e meninos desejam ingressar no mundo das passarelas. Mas afinal, o que é ser um(a) modelo profissional?

Primeiramente vamos esclarecer que existem dois perfis distintos nesta profissão : São as modelos fashion e as modelos comerciais. Veja abaixo as diferenças em cada um dos casos:

MODELOS FASHION

São aqueles que participam de desfiles de moda, cujos requisitos básicos são:

- Meninas:

  • Altura mínima: 1,75 
  • Medida de quadril: até 90cm
  • Idade ideal para começar: 16 anos
  • Geralmente muito magras

- Meninos:    

  • Altura mínima: 1,85
  • Medida de tórax: aproximadamente 98cm
  • Idade ideal para iniciar: 16 anos

MODELOS COMERCIAIS

São aqueles que participam de propagandas em geral, tanto na mídia impressa (jornais, revistas, folhetos, outdoors, etc) quanto na mídia eletrônica (televisão, internet e outros). 

Neste segmento, as exigências são menores em relação às medidas, considerando que é um mercado muito mais amplo que o mercado fashion. Porém é recomendável que tanto modelos femininos, quanto modelos masculinos devam ter como princípio:

  • Pele e cabelos bem cuidados
  • Corpos torneados (não necessariamente malhados)
  • Idade: não existe idade mínima e nem máxima
  • Aparencia saudável 

No mercado comercial, também conhecido como publicitário é permitido uma seria infinita de biotipos que vão desde aquelas que irão fazer comercial de cerveja (que normalmente possuem medidas mais generosas) até aquelas modelos de terceira idade que farão a propaganda para o dia das avós. Assim podemos entender que no segmento da profissão "modelo comercial" quase tudo é permitido.  Até mesmo pessoas que não são bonitas dentro dos padrões convencionais de beleza)

 AGENCIAS DE MODELOS, O PONTO DE PARTIDA PARA QUEM DESEJA SER UM(A) MODELO PROFISSIONAL

Quando você pensa em comprar pão,  habitualmente recorre a uma padaria. Quando pensa em comprar uma jóia, pensa em uma joalheria.

Da mesma forma, quando um cliente precisa contratar uma modelo, ele vai em busca de uma agência de modelos!

São exatamente nessas agências de modelos que os estilistas, produtores de casting, fotógrafos ou até mesmo os publicitários irão buscar as modelos profissionais que desejam contratar para seus desfiles e/ou campanhas publicitárias. 

No convívio diário com os clientes, os funcionários das agências de modelos, também conhecidos como Bookers, tem dentre suas principais funções:

  • Decidir o seu melhor visual para adequação ao mercado de trabalho (corte de cabelo, estilo, orientar sobre a melhor equipe para que você faça seu book fotográfico, etc)
  • Negociar com os clientes os cachês envolvidos nos futuros trabalhos que você irá participar
  • Cuidar da sua agenda profissional, priorizando os trabalhos mais importantes para a sua carreira de modelo.

Ou seja, tudo é muito complexo e isso deve ser executado por quem entende do assunto.

Para que você não fique perdida(o) na hora de saber por onde comaçar, relacionamos abaixo algumas das melhores agencias de modelos do Brasil:  

  • Ford Models Brasil - Agencia de Modelos Ford Models localizada em São Paulo, com representantes localizados pelo país. Também são responsáveis pela realização nacional o concurso Supermodel Of The World, que busca por novos agenciados por todo o Brasil. à sua frente está a ex-modelo Denise Céspedes e Decio Ribeiro.
  • Major Model Management - A Major Model está entre as principais agencias de modelos do Brasil e tem à sua frente o booker Ney Alves, responsável por ter lançado e gerido carreiras de diversas top models e celebridades da TV, como Izabel Goulart, Raquel Zimmermann, Igor Rickly, Marcio Kiss, dentre outros.
  • Way Model Management - Em sua direção estão os bookers Zeca Abreu e Anderson Baungartner, ex-funcionários da extinta agência Marilyn que encerrou as atividades no país em meados dos anos 2000. Com um casting seleto, a Way não aposta muito em New Faces e trabalha com modelos antigas de mercado, que normalmente tiveram suas carreiras construidas em outras agências, como Alessandra Ambrósio e Carol Trentini, por exemplo.
     
  • L'equip Agence - Fundada por Liane Kohlrauch, também conhecida por Lica ainda nos anos 80, a antiga agência de modelos Lequipe, agora passou a se chamar L’Equip. A mudança reflete uma nova fase da agência que depois muitos anos instalada na Av. Brigadeiro Luis Antº. em São Paulo, passou a ocupar um novo espaço no bairro do Pacaembú na capital paulista.

 

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13 de Dezembro de 2014, 13:50 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo ainda.


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Trabalho e Renda, São Paulo, Cultura