Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

O Plano

2 de Dezembro de 2014, 0:00 , por Valessio Brito -
Visualizado 9839 vezes

O Plano Juventude Viva é uma iniciativa do governo federal, coordenada pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). O Plano reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens entre 15 e 29 anos.

As ações do Plano Juventude Viva visam a ampliação dos direitos da juventude, a desconstrução da cultura de violência, a transformação de territórios atingidos por altos índices de homicídios e o enfrentamento ao racismo institucional, com sensibilização de agentes públicos para o problema.

O plano prioriza 142 municípios brasileiros, distribuídos em 26 estados e no Distrito Federal, que em 2010 concentravam 70% dos homicídios contra jovens negros. A relação inclui as capitais de todos os estados brasileiros. São 11 ministérios envolvidos. Juntos, eles articulam ações de 44 programas em 96 municípios, todos em prol na redução da vulnerabilidade dos jovens em situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia; da oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídio; e do aprimoramento da atuação do Estado por meio do enfrentamento ao racismo institucional e da sensibilização de agentes públicos para o problema.

Atualmente, o Plano está em reformulação, buscando articulação com ações que avancem da prevenção à violência para a proteção da vida da juventude negra brasileira. Neste período, novas adesões encontram-se suspensas, e somente serão retomadas após o lançamento da segunda fase do Juventude Viva.

A história de um grande país se faz com sua juventude viva!

Acesse o Guia de Implementação para Estados e Municípios

Acesse a Lista dos 142 municípios prioritários para Plano

Acesse os Painéis de Monitoramento PJV

Acesse o Atlas de Acesso à Justiça

 

Secretaria Nacional de Juventude (SNJ)

juventudeviva@presidencia.gov.br

 


Categorias

Diversidade e Igualdade, Segurança
Tags deste artigo: ppjs juventude viva