Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Juventude Viva
Tela cheia Sugerir um artigo

SNJ promove ações sobre a juventude negra no Rio de Janeiro

4 de Maio de 2018, 11:12 , por Sergio Henrique - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 31 vezes

Juventude negra

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, terá uma agenda concorrida na próxima semana voltada exclusivamente para o fortalecimento da juventude negra. Além do lançamento do Novo Plano Juventude Viva, serão realizados programações complementares que ocorrerão nos dias 10 e 11 de maio com a participação da sociedade civil, parlamentares, membros do Governo Federal, do estado e do município.

LANÇAMENTO NOVO PLANO JUVENTUDE VIVA

Na quinta-feira (10) acontece a cerimônia de lançamento do Novo Plano Juventude Viva, no Teatro SESI da Cidade de Deus, no Rio. Na ocasião, também será lançado o Inova Jovem, projeto do pacote de ações Brasil Mais Jovem 2018, lançado em março em cerimônia no Palácio do Planalto, que oferece empreendedorismo para jovens de 18 a 29 anos e moradores de comunidade em situação de vulnerabilidade social.

O Novo Plano Juventude Viva é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com 11 ministérios e duas secretarias que tem como objetivo instrumentalizar a criação de oportunidades para transformar a dura realidade de jovens em situação de vulnerabilidade social, principalmente negros e negras. A principal meta do Novo Plano Juventude Viva é reduzir 15% em quatro anos os índices de violência nessa camada da população, por meio de estratégias que estimulem a inclusão social destes jovens. O Plano tem o compromisso de ampliar o acesso à educação, lazer, trabalho e capacitação profissional, buscando emancipar a juventude negra. São norteadores do Plano o Mapa da Violência e o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ), lançado pela SNJ em parceria com a Unesco e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública em dezembro de 2017, que reflete os principais desafios da juventude brasileira na atualidade.

RODA DE CONVERSA AFRODESCENDENTE

A Roda de Conversa Afrodescendente, promovida em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, acontecerá na quinta-feira (10). Este é considerado um dos maiores movimentos de garantia de direitos ao negro do Rio, o encontro está marcado para as 10h. Com a presença de representantes de entidades ligadas ao movimento negro, o encontro também servirá para que os participantes conheçam as políticas públicas existentes para a juventude negra.

REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DO PLANO JUVENTUDE VIVA

Na sexta-feira (11), acontece a primeira Reunião do Comitê Gestor após o lançamento do Plano Juventude Viva, às 14h30, no Museu do Amanhã, para traçar os primeiros planos de ação para efetivação do Plano Juventude Viva a nível federal, estadual, e municipal. Também serão discutidas estratégias e a forma de implementação de uma forma prática para dar seguimento às ações para a juventude.

3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CPI DA INVESTIGAÇÃO DAS MORTES DE JOVENS NEGROS E POBRES

Ainda na sexta-feira (11), a SNJ participará da 3ª Reunião Ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar as mortes de jovens negros e pobres no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. A CPI foi instalada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em fevereiro deste ano. O secretário nacional de Juventude, Assis Filho, participa da reunião a convite do vice-presidente da CPI, deputado Rafael Picciani.

O objetivo da CPI é diminuir os índices de violência contra a juventude negra e pobre fluminense e apontar medidas preventivas. Atualmente, ela está na fase de escutas. Já foram ouvidos pais e mães de jovens negros pobres vítimas de violência no Estado e agora vão ouvir o secretário e o presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Anderson Pavin Neto.

A mesa diretora ampliada do Conjuve estará presente em toda a agenda, assim como representantes de movimentos sociais, dos Ministérios e Secretarias envolvidos no novo Plano Juventude Viva.

SERVIÇO

10/05 às 10h – Roda de Conversa Afrodescendente – Local a definir

10/05 às 14h – Lançamento do Novo Plano Juventude Viva – Teatro SESI, Avenida José de Arimateia, nº 90, Cidade de Deus.

11/05 às 9h – Reunião da Mesa Ampliada do Conjuve – Biblioteca da Alerj, Rua Primeiro de Março, s/n, Praça XV, Centro.

11/05 às 11h – 3ª Reunião Ordinária da CPI destinada a investigar as mortes de jovens negros e pobres – Palácio Tiradentes, Praça XV, s/n, Sala das Comissões 316, Centro.

11/05 às 14h30 – Reunião do Comitê Gestor do Plano Juventude Viva – Museu do Amanhã, Praça Mauá nº 1, Centro.

Contato: Assessoria de Imprensa da Secretaria Nacional de Juventude

(61) 3411.3458 / (61) 3411.4313 
E-mail: ascom.snj@presidencia.gov.br

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.