Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Juventude Viva
Tela cheia Sugerir um artigo

Plano Juventude Viva será lançado em evento no Rio de Janeiro

10 de Maio de 2018, 19:39 , por Sergio Henrique - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 29 vezes

Banner lanc amento juventude viva adiado

A Secretaria Nacional de Juventude lançará o Plano Juventude Viva, nesta sexta-feira (11/05), às 15h, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O principal objetivo do plano é reduzir, em quatro anos, em 15% os índices de violência contra a juventude negra, por meio da inclusão social desses jovens. A primeira ação efetiva deste plano é a realização do Inova Jovem, projeto de incentivo e suporte ao empreendedorismo destinado a pessoas de 18 a 29 anos. No ato de lançamento serão anunciadas 500 vagas do Inova Jovem destinadas aos jovens das comunidades cariocas.

O Plano Juventude Viva visa a ampliação dos direitos da juventude, a desconstrução da cultura de violência, a transformação de territórios atingidos por altos índices de homicídios e o enfrentamento ao racismo institucional, com sensibilização de agentes públicos para o problema. Ele se soma ao Programa Emergencial de Ações Sociais para o Rio de Janeiro, lançado pelo governo federal em novembro do ano passado, com o objetivo de ampliar as políticas sociais de proteção básica e especial, a atenção à saúde, a oferta de atividades educacionais, de formação e qualificação profissional, atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer. Também há previsão de atuação na proteção de direitos humanos e garantia dos direitos das mulheres.

Uma das ações do Juventude Viva no Rio de Janeiro é o Inova Jovem. A primeira turma, com a confirmação de 150 jovens, começa esta semana, na Cidade de Deus, com aulas presenciais. As outras comunidades que terão o Inova Jovem serão definidas durante reunião do Comitê Gestor do Plano Juventude Viva, composto por representantes de 11 ministérios e duas secretarias, na sexta-feira (11/05). As outras comunidades que terão o Inova Jovem serão definidas durante reunião do Comitê Gestor do Plano Juventude Viva, composto por representantes de 11 ministérios e duas secretarias, na sexta-feira (11/05).

O principal objetivo do Inova Jovem é criar oportunidades de inclusão social e de autonomia para jovens em situação de vulnerabilidade. Ele começa com um curso presencial de 30horas/aula. Após essa fase, é oferecida ao aluno uma mentoria de três meses, onde o contemplado receberá três visitas do consultor, além de ligações da equipe para ajudar os participantes no projeto de apresentação de ideias para ter seu próprio negócio e obter renda e autonomia. Ao final do curso, os alunos recebem certificado que os qualificam para a gestão de uma empresa.

O Inova Jovem integra o pacote de ações Brasil Mais Jovem 2018, lançado em março deste ano, em cerimônia no Palácio do Planalto, e é uma das ações do Plano Juventude Viva. O Plano tem o compromisso de ampliar o acesso à educação, lazer, trabalho e capacitação profissional, buscando emancipar a juventude negra. São norteadores do Plano o Mapa da Violência e o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ), lançado pela SNJ em parceria com a Unesco e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que reflete os principais desafios da juventude brasileira na atualidade.

Serviço

Data:11/10
Hora: às 15h
Local: Auditório Senador Nelson Carneiro, no anexo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) - Rua Dom Manuel, s/n


Fonte: <a href="http://juventude.gov.br/juventude/noticias/plano-juventude-viva-sera-lancado-em-evento-no-rio-de-janeiro">Juventude</a>

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.