Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Juventude Viva
Tela cheia Sugerir um artigo

Economia Solidária faz parte de novo edital da Secretaria Nacional de Juventude

30 de Setembro de 2015, 0:00 , por Danilo Castro - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1541 vezes

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) anuncia a retificação da Chamada Pública 02/2015, lançada em 29 de setembro de 2015, referente à seleção de instituições com propostas de ações para jovens em situação de vulnerabilidade social, em especial jovens oriundos do Sistema Socioeducativo e dos Territórios do Plano Juventude Viva.

A retificação altera o conceito de trabalho e empreendedorismo apresentado inicialmente. O item 6.1.4, que trata da "Qualificação para entrada no mundo do trabalho", passa a ter o propósito de “capacitar os jovens em empreendedorismo”, retirando o termo “individual” do edital.

Portanto, a chamada pública passa a incluir as estratégias coletivas de organização e livre associação para o trabalho da juventude, atendendo os princípios da Economia Solidária e fortalecendo iniciativas da área. A SNJ reitera a importância da participação da sociedade civil na construção de suas políticas, estando aberta ao diálogo com os movimentos sociais de juventude.

A SNJ reconhece o erro técnico cometido. A retificação é uma demanda após carta propositiva oriunda de iniciativas coletivas e comunitárias de empreendedorismo, trabalho e renda. A SNJ vem trabalhando para fomentar processos de sociabilidade, de protagonismo juvenil e de transformação das dinâmicas territoriais.

LEIA A RETIFIÇÃO DO ITEM 6.1.4.

Economia Solidária na SNJ

Em 2012, a SNJ lançou edital em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) no valor de R$ 4 milhões. O valor vem beneficiando centenas de jovens que vivem no campo, fomentando autonomia e emancipação por meio do trabalho em coletivos, grupos, entidades e empreendimentos.

O Plano Plurianual da Juventude (PPA 2016-2019) prevê “fomentar e fortalecer 300 empreendimentos econômicos solidários compostos majoritariamente por jovens por meio do acesso a conhecimentos, às finanças solidárias e aos instrumentos e mecanismos de estruturação da produção, comercialização e consumo”. O objetivo é viabilizar a autonomia financeira dos jovens organizados em coletivos que possuam boas práticas.

CRONOGRAMA

Em função de retificações na Chamada Pública, os prazos inicialmente descritos foram alterados. Na tabela abaixo, confira o novo cronograma da Chamada Pública:

Lançamento do Edital

30/09/2015

Disponibilização no Portal dos Convênios (SICONV)

30/09/2015

Data final para envio da proposta e documentação complementar

25/10/2015

Divulgação dos Resultados

06/11/2015

Prazos para interposição de eventual recurso voluntário, no caso de irresignação por parte dos proponentes em relação ao resultado da seleção

13/11/2015

Prazo para análise dos recursos interpostos

18/11/2015

Publicação do resultado final

18/11/2015

 


Fonte: <a href="http://juventude.gov.br/juventude/noticias/economia-solidaria-faz-parte-de-nova-chamada-publica-da-snj-conheca-o-novo-cronograma">Juventude</a>

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.