O Plano Juventude Viva reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens entre 15 e 29 anos. Saiba mais!

Notícias


Juventude Negra Brasileira: Chacinas, torturas, extermínio e encarceramento. Vamos enfrentar!

9 de Março de 2015, por Kobausk França Felix

Chacinas, tortura, extermínio e encarceramento em massa da juventude negra e de periferia é um problema endêmico da nossa sociedade.



Câmara cria CPI para investigar violência contra jovens negros e pobres

5 de Março de 2015, por Kobausk França Felix

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, aceitou, nesta quarta-feira (4), o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), requerida pelo deputado federal Reginaldo Lopes, para apurar a violência contra jovens negros e pobres.

O deputado Reginaldo Lopes ressaltou que, de 60 mil homicídios anuais no Brasil, 80% têm como vítimas jovens negros. "Precisamos dar visibilidade a esse problema no País. O que está acontecendo no Brasil é um genocídio em relação aos jovens negros", afirmou Lopes.



Dep. Fed. Davidson Magalhães apresenta proposta para combater violência juvenil

17 de Fevereiro de 2015, por Kobausk França Felix

O deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA), ao assumir o mandato de deputado federal, demonstrou compromisso com o que é atualmente uma das principais preocupaçōes no país: a violência contra os jovens. Para contribuir com o combate aos casos cada vez mais frequentes desse tipo de violência, o parlamentar sugeriu a criação de Comissão Externa da Câmara dos Deputados para acompanhar as açōes governamentais, especialmente nos estados e municípios com maior índice de violência neste segmento.



Relatório apresentado à ONU denuncia encarceramento e extermínio de jovens

3 de Fevereiro de 2015, por Kobausk França Felix

Um relatório apresentado hoje (03) ao Comitê sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, aponta o encarceramento e o extermínio de jovens como violações frequentes no Brasil. Elaborado pela Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced – Seção DCI Brasil), o monitoramento mostra que a taxa de homicídio entre a população de até 19 anos aumentou 194,2%, entre 1980 e 2012.



"Mídia e o Estado: o jovem negro não é troféu para expor à sociedade!"

1 de Fevereiro de 2015, por Kobausk França Felix

A forma como a mídia brasileira, os jornais e revistas, as emissoras de rádio e TV retratam o jovem no Brasil, em especial o jovem pobre e negro, é escandaloso e desumano. É fato que a mídia provoca comportamentos, influencia atitudes e cria ideologias.

Artigo escrito por:

Enderson Araújo é diretor Executivo da Mídia Periférica

Jefferson Lima é secretário Nacional de Juventude do PT