Ir al contenido
o


Vem aí o 3° Festival da Juventude Rural

marzo 17, 2015 0:00, por Kobausk França Felix

Durante os dias 27 a 30 de abril Brasília receberá nada menos do que 5.000 jovens rurais de todo o Brasil e da América Latina, que vão participar do 3º Festival da Juventude Rural. A Contag, as 27 Federações e os 4.000 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão no processo de preparação e de mobilização para que essa ação seja um sucesso em quantidade de público e de qualidade. “Estamos nos mobilizando e alguns estados ainda estão realizando os seus Festivais Estaduais para ajudar nesse processo de motivação”, contou Mazé Morais, secretária de Jovens da Contag.



MST solicita agenda com ministros para discutir política agrária

marzo 13, 2015 0:00, por Kobausk França Felix

Iniciativa do grupo faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas, organizada em todo o País. Membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) se reuniram nesta tarde, 12, com a chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Nilza Fiuza, para solicitar reunião com ministros de governo com o objetivo de discutir políticas agrárias.



'Prioridade é assentar famílias' , diz Patrus

marzo 13, 2015 0:00, por Kobausk França Felix

Pressionada no campo político e em busca de um maior apoio dos movimentos sociais, a administração Dilma Rousseff decidiu fazer uma inflexão na política da reforma agrária. Entre 2011 e 2014, o governo centralizou suas políticas para a área na capacitação e melhoria de condições de vida e produtividade dos assentamentos. Freou o acesso a terras a novas famílias, o que gerou críticas entre os movimentos sociais do campo. Agora, não deixará de lado essa diretriz. Mas buscará acelerar o assentamento das famílias que hoje moram em acampamentos país afora. Em entrevista exclusiva ao Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, afirmou que a Pasta tem já identificadas 60 mil famílias acampadas.



Prestes a irem à luta, camponesas prometem enfrentar o agronegócio

marzo 5, 2015 0:00, por Kobausk França Felix

Falta d´água, soberania alimentar, enfrentamento ao capital e a luta contra a violência e o patriarcado são só algumas das bandeiras levantados na Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas 2015, que acontece ao longo da primeira quinzena do mês de março, em todo o país. 

Ao relembrarem o dia 8 de março, dia internacional da mulher, camponesas de todo Brasil saem às ruas para chamar a atenção da sociedade para o modelo destrutivo do agronegócio e sua ameaça à soberania alimentar, afetando mais incisivamente a vida das mulheres.

Ao longo destes dias, milhares de camponesas dos movimentos sociais que compõem a Via Campesina realizarão diversas mobilizações para debater formas de enfrentamento e apresentar alternativas ao modelo de desenvolvimento do campo brasileiro.

Em entrevista à Página do MST, Kelli Mafort, da coordenação nacional e do setor de gênero do MST, fala sobre as bandeiras levantadas pela jornada, a figura feminina na luta pela Reforma Agrária, o enfrentamento ao Estado e ao patriarcado e o empoderamento da mulher Sem Terra.



Dia Mundial da Vida Selvagem é comemorado nesta terça (3)

marzo 3, 2015 0:00, por Kobausk França Felix

No dia 3 de março é comemorado o Dia Mundial da Vida Selvagem. A fauna silvestre é composta pelos animais que não são domesticados, reagem à presença humana e têm dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro.

Já a flora é formada por florestas, matas ciliares, cerrados, manguezais e outras formas de vegetação existentes. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013, para reafirmar o valor essencial das espécies silvestres.