Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Juventude Rural
Tela cheia Sugerir um artigo

Vem aí o 3° Festival da Juventude Rural

17 de Março de 2015, 0:00 , por Kobausk França Felix - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 373 vezes

Durante os dias 27 a 30 de abril Brasília receberá nada menos do que 5.000 jovens rurais de todo o Brasil e da América Latina, que vão participar do 3º Festival da Juventude Rural. A Contag, as 27 Federações e os 4.000 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão no processo de preparação e de mobilização para que essa ação seja um sucesso em quantidade de público e de qualidade. “Estamos nos mobilizando e alguns estados ainda estão realizando os seus Festivais Estaduais para ajudar nesse processo de motivação”, contou Mazé Morais, secretária de Jovens da Contag.

O Festival é um espaço formativo, propositivo e de valorização da cultura e do esporte, de troca de experiências, de fortalecimento da identidade juvenil, sindical e de integração da juventude rural latino-americana. “Na atual conjuntura, esse é um importante espaço para a juventude dizer o que quer, de pautar o governo, e de mostrarmos a nossa cara e o nosso sentimento. Portanto, esperamos que os nossos jovens estejam com essa mesma emoção e adrenalina que estamos nesse processo de preparação”, destacou Mazé.

Em meados de março, a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR) e a direção da Contag entregarão a Carta Nacional da Juventude Rural ao governo federal. Este documento reunirá as demandas dos jovens expressas pelas cinco cartas produzidas em cada Festival Regional, organizada por temas estruturantes, como terra e agroecologia; fortalecimento da agricultura familiar e organização da produção; educação do campo; jovens assalariados rurais e o direito ao emprego decente; políticas de cultura, esporte e tecnologias de informação e comunicação; fortalecimento da democracia e participação social; igualdade de direitos para as jovens mulheres. A expectativa da juventude é que a Carta seja respondida pela presidente Dilma Rousseff durante a realização do evento.


Neste espaço ainda será construído outro documento: a Carta Latino-Americana, que trará o acúmulo produzido pelo Seminário Internacional, realizado em outubro de 2013. O documento demarcará as especificidades da juventude rural no contexto da América Latina, bem como o fortalecimento da agricultura familiar. O objetivo da coordenação do Festival é de entregar o documento ao secretário-geral da FAO, José Graziano da Silva.

RIO GRANDE DO SUL

A Comissão Estadual da Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR) da Fetag esteve reunida nos dias 25 e 26 de fevereiro, na sede da Federação, em Porto Alegre, para definir uma série de atividades, que serão realizadas ao longo do ano, entre as quais a participação do Rio Grande do Sul com mais de 130 jovens no 3° Festival Nacional da Juventude Rural. O grupo de danças do CTG Potro Sem Dono, de Dois Lajeados, composto por jovens agricultores, representará o Rio Grande do Sul na apresentação artística da noite cultural do Festival. 

Além disso, explica Josiane Einloft, coordenadora de jovens da Fetag, estão programadas atividades esportivas e debates com Oficinas Temáticas e Culturais. Uma caminhada na Esplanada dos Ministérios e o encerramento na frente do Congresso Nacional estão sendo planejados. “Sem dúvida uma programação interessante e agora vamos trabalhar na seleção dos jovens. A Comissão definiu que o primeiro critério é a participação no Congresso Estadual realizado em novembro, pois são jovens que têm uma preparação anterior, o que vai ajudar nos debates. Vamos, mais uma vez, mostrar ao Brasil que a juventude trabalhadora rural é organizada e não pensa em realizar somente atividades culturais e esportivas, mas sim debates e mobilizações”, completa.

Mais informações: Josiane Einloft (51) 9314-5720

Fonte: Assessoria de Imprensa Fetag/Contag – 12/03/2015


Categorias

Meio Ambiente, Cultura
Tags deste artigo: cejttr fetag ctg festival da juventude rural

1Um comentário

  • E43c7cc32376c37b281f512a3c22e45a?only path=false&size=50&d=wavatarJANDIR SILVA DO NASCIMENTO
    12 de Outubro de 2015, 21:29

    3 Festival da Juventude Rural

    Sem duvida foi um ótimo evento, com ótimos debates, varias culturas juntas, um grande evento não só pela sua magnitude mas sim principalmente pela sua importância para a juventude rural, onde pautamos os nossos gargalos, em busca de melhores condições de sobrevivência no campo.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.