Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Juventude Rural
Tela cheia Sugerir um artigo

Dia Mundial da Vida Selvagem é comemorado nesta terça (3)

3 de Março de 2015, 0:00 , por Kobausk França Felix - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 17 vezes

No dia 3 de março é comemorado o Dia Mundial da Vida Selvagem. A fauna silvestre é composta pelos animais que não são domesticados, reagem à presença humana e têm dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro.

Já a flora é formada por florestas, matas ciliares, cerrados, manguezais e outras formas de vegetação existentes. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013, para reafirmar o valor essencial das espécies silvestres.

"Este dia serve para chamar a atenção da sociedade, levantar o debate sobre a relação do homem com estas espécies e promover a reflexão sobre a sua conservação", destacou o coordenador geral de Manejo para Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CGESP/ICMBio), Ugo Vercillo.

A vida selvagem é importante tanto pelo seu aspecto ecológico como genético, social, econômico, científico, educacional e cultural. Exercer sua exploração de forma sustentável, além de manter o equilíbrio do meio ambiente, pode propiciar avanços medicinais, pelo uso e estudo de plantas medicinais e mesmo de animais silvestres, além de criação de produtos derivados, cremes e remédios.

 

Ecossistemas em harmonia

O Brasil é o país de maior biodiversidade do mundo, o que desperta uma intensa busca por espécies silvestres para os mais variados fins, que vão desde a obtenção doméstica de animais e plantas exóticas, alimentação até a um vasto número de produtos derivados. Tanto a fauna como a flora mantém os ecossistemas estruturados e em harmonia. Todas as espécies são insubstituíveis e, por isso, a ausência de qualquer uma delas altera toda a dinâmica do sistema.

"Todos os alimentos são derivados de espécies silvestres, da mesma forma grande parte do vestuário; e a qualidade da água, solo e ar dependem fundamentalmente das plantas e animais. A produção agrícola depende da qualidade do solo, da água e da polinização por espécies silvestres", explicou Vercillo.

Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES)

O tráfico ilegal da fauna e da flora silvestres é uma das principais ameaças à biodiversidade. O comércio de animais e plantas interfere na existência e função de várias espécies, muitas delas em perigo imediato de extinção.

Buscando solucionar esse problema, foi criada a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), um dos acordos ambientais mais importantes para preservação das espécies, que conta com a participação da maioria dos países. O Brasil aderiu à Convenção em 1975.

A CITES regulamenta a exportação, importação e reexportação de animais e plantas, suas partes e derivados, por meio de um sistema de emissão de licenças e certificados que são expedidos quando se cumprem determinados requisitos.

"Dia 3 de março é a oportunidade para todos nós, não importa quem somos e onde estamos, celebrarmos a beleza e a variedade de milhões de plantas e animais com quem compartilhamos este planeta", declarou o secretário-geral da CITES, John E.Scalon.

Saiba mais sobre a CITES.

Visite o zoológico da sua cidade

Em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Ministério do Meio Ambiente, a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) vai celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem com uma série de atividades em diversos zoológicos e aquários pelo País. Veja no site da SZB ou no zoológico da sua cidade a programação completa.

Plaquinhas para celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem

O ICMBio, em parceria com a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), oferecerá nessa data atividades nos zoológicos e aquários por todo País.

Participe dessa celebração. Baixe o arquivo, imprima as plaquinhas, tire fotos e poste nas redes sociais usando as hashtags: #WorldWildLifeDay #DiaMundialdaVidaSelvagem. Mostre ao mundo o quanto você é "louco pela vida selvagem".

 

Fontes: ICMBio e MMA


Fonte: <a href="http://juventude.gov.br/juventude/noticias/dia-mundial-da-vida-selvagem-e-comemorado-nesta-terca-3">Juventude</a>

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.