Ir para o conteúdo
ou

Minha rede

Tela cheia

Secretário Nacional de Juventude

27 de Setembro de 2017, 17:15 , por Joenio Costa - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 657 vezes

Foto perfil assis filho

Francisco de Assis Costa Filho

Francisco de Assis Costa Filho foi nomeado Secretário Nacional de Juventude da Presidência da República em 13 de janeiro de 2017.

Natural de Pio XII, no Maranhão, Assis Filho é advogado, graduado em Direito pela Universidade CEUMA, especialista em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro e pós-graduando em Direito Eleitoral pela Universidade de Uberaba (MG).

Sua militância política iniciou no movimento estudantil, em 2001, quando liderou o processo de fundação do Grêmio Estudantil no Colégio CEMA, escola pública de ensino fundamental, em 2002, foi presidente fundador do Grêmio Estudantil do Colégio Alcance, escola de ensino médio. Em 2003, foi eleito presidente da União Municipal dos Estudantes (UMES), em Pio XII, depois reeleito, por voto direto, para mais um mandato de presidente, em 2015. Assis também presidiu a Central da Juventude de 2007 a 2008. Em 2009, iniciou sua atuação nos conselhos de direitos atuando como conselheiro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, passando pela vice-presidência do Conselho Estadual de Juventude do Maranhão (CEJOVEM).

Em 2008, foi eleito vereador aos 21 anos de idade com uma expressiva votação. De 2009 a 2012, na Câmara Municipal de Pio XII – MA atuou como membro da Mesa Diretora (1º secretário), líder do governo e Presidente da Comissão Permanente da Infância, Juventude e Idoso. Depois foi conselheiro no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) atuando como membro da Comissão de Acompanhamento de Políticas Públicas para Juventude (CAPP).

Foi nomeado subsecretário de Estado da Juventude no Governo do Estado do Maranhão, em 2012. A partir de 2013, atuou como coordenador estadual do Programa de Ensino à Distância na Fundação Ulysses Guimarães promovendo cursos de formação para mais de 15 mil jovens no Maranhão.

Em 2014, Francisco de Assis Costa Filho foi nomeado Assessor Especial de Monitoramento e Acompanhamento de Políticas Públicas pelo Governo do Estado do Maranhão. De saída da gestão estadual, no mesmo ano, assumiu o cargo de secretário Municipal de Cultura e Juventude pela Prefeitura Municipal de Pio XII- MA.

Em 2015, Assis Filho passa integrar os quadros da Ordem dos Advogados do Brasil integrando a Comissão de Jovens Advogados da OAB, seccional Maranhão. No campo jurídico, assumiu a assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Educação de Pio XII-MA e foi aprovado no seletivo público para professor da Universidade Estadual do Maranhão lecionando as disciplinas de Direitos Humanos e Direito Administrativo. No mesmo ano, Assis Filho também assumiu a presidência da Fundação Ulysses Guimarães, filial do Maranhão.

No ano seguinte, em 2016, foi Procurador-Geral do Município de Pio XII-MA, deixou a procuradoria para assumir seu primeiro cargo federal, a Superintendência Regional Norte/Nordeste da Empresa Brasil de Comunicação – EBC. Ainda em 2016, Assis Filho assumiu a Presidência Nacional da Juventude do PMDB.