Go to the content
or

Full screen Suggest an article
 RSS feed

Programas da Juventude

December 18, 2014 23:22 , by Valessio Brito - | 2 people following this article.

ID Jovem

October 10, 2016 10:24, by cintia1111 - 0no comments yet

Id jovem gradiente principalDe acordo com o Estatuto da Juventude, instituído pela Lei no 12.852, de 05 de agosto de 2013, a Identidade Jovem dispõe sobre o beneficio da meia-entrada para acesso a eventos artísticos-culturais e esportivos, além da reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

O Decreto no 8.537, em seu art. 2o, inciso V, indica a Identidade Jovem como documento que comprova a condição de jovem de baixa renda. Portanto, os requisitos para ser considerado beneficiário da ID Jovem são: Ter idade entre 15 e 29 anos; Pertencer a família cuja renda mensal seja de até dois salários mínimos; Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e com as informações cadastrais atualizadas há pelo menos 24 meses.

A emissão da identidade será virtual, por meio de sítio na internet e aplicativo para smartphone. O Número de Identificação Social (NIS), contendo 11 dígitos, será a “chave” para acessar o site e o aplicativo, bastando apenas apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documentação oficial com
foto.

Saiba mais acessando http://juventude.gov.br/idjovem



Programa Estação Juventude

July 1, 2016 0:00, by Danilo Castro - 0no comments yet

O Programa Estação Juventude oferece diversos serviços para promover a inclusão e emancipação dos jovens. São espaços espalhados pelo Brasil que têm o objetivo de ampliar acesso dos jovens às políticas públicas.

http://juventude.gov.br/estacaojuventude



Plano Juventude Viva

June 3, 2016 0:00, by Danilo Castro - 0no comments yet

Os homicídios são a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Para enfrentar esse quadro, o governo federal lançou o Plano Juventude Viva, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. 

Saiba mais www.juventude.gov.br/juventudeviva



Juventude Rural

May 6, 2016 22:00, by Kobausk França Felix - 0no comments yet

Programa de Fortalecimento da Autonomia Econômica e Social da Juventude Rural (Pajur) é uma ação para a juventude rural que associa formação cidadã com base nos princípios agroecológicos, o estímulo a geração de renda e a ampliação do acesso às políticas públicas e tecnologias sociais. Saiba mais.



Participatório – Observatório Participativo da Juventude

April 1, 2016 22:00, by Kobausk França Felix - 0no comments yet

O Participatório – Observatório Participativo da Juventude é um ambiente virtual interativo com o objetivo de produzir conhecimento sobre/para/pela a juventude brasileira e à participação e mobilização social. Saiba mais!



Vale Cultura

January 26, 2015 22:00, by Kobausk França Felix - 0no comments yet

O Vale-Cultura foi criado para beneficiar prioritariamente os trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos em gastos com cultura a exemplo da compra de ingressos de teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circo, CDs, DVDs, livros, revistas e jornais entre outros.

No caso do trabalhador, cabe a ele conferir com o setor de recursos humanos se sua empresa já aderiu ao programa. A adesão é voluntária e pode ser feita pelo empregador aqui.

O Vale-Cultura também poderá ser usado para pagar mensalidades de cursos de artes, audiovisual, dança, circo, fotografia, música, literatura ou teatro. Para aqueles que quiserem adquirir produtos ou serviços culturais mais caros, uma boa notícia: o crédito é cumulativo e não tem validade.

Vale-Cultura. Vale por um mundo de cultura. Saiba mais como participar!

 



CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados

January 26, 2015 22:00, by Kobausk França Felix - 0no comments yet

Os CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados – integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Por meio da parceria entre União e municípios, estão sendo construídos 357 CEUs, com unidades já inauguradas nas cinco regiões do país.

A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar um Plano de Gestão, e também conceber o uso e programação dos equipamentos. Para potencializar a participação social, o MinC vem realizando amplo mapeamento sociocultural dos Territórios de Vivência dos CEUs, como estratégia de mobilização social das comunidades locais. O Programa prevê a instalação de equipamentos sociais de saúde, educação, cultura e segurança pública em todos os estados.

Acesse a página dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs)

 



Cotas no Ensino Superior

January 25, 2015 22:00, by Kobausk França Felix - 0no comments yet

Agora, todas as universidades e institutos federais terão que reservar 25%, ou seja, 1/4 das suas vagas para alunos das escolas públicas. Em três anos serão 50%.

Destas vagas reservadas para a escola pública, metade será destinada para estudantes com renda mensal familiar até um salario mínimo e meio. O preenchimento das vagas deve levar em conta ainda critérios de cor ou raça, seguindo dados estatísticos do IBGE.

As universidades que já publicaram os seus editais para o vestibular, terão de fazer novas chamadas, de acordo com o estabelecido pela Lei nº 12.711/2012.

Acesse a página de Cotas no Ensino Superior do MEC.



Idiomas sem Fronteiras (IsF)

January 19, 2015 22:00, by Kobausk França Felix - 0no comments yet

O Idiomas sem Fronteiras (IsF) foi elaborado com o objetivo de proporcionar oportunidades de acesso, através do programa Ciência sem Fronteiras e de outros programas de mobilidade estudantil, a universidades de países onde a educação superior é conduzida em sua totalidade ou em parte por meio de línguas estrangeiras. Neste sentido, suas ações também atendem a comunidades universitárias brasileiras que passam a receber um número cada vez maior de professores e alunos estrangeiros em seus câmpus. Para atender tal demanda, suas ações incluem a oferta de cursos a distância e cursos presenciais, além da aplicação de testes de proficiência.

 

Saiba mais, acessando IsF

 



Ciência sem Fronteiras

January 19, 2015 22:00, by Kobausk França Felix - 0no comments yet

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Acesse a página do Ciência Sem Fronteiras e saiba muito mais!

 

 



Sisu - Sistema de Seleção Unificada

January 19, 2015 22:00, by Kobausk França Felix - 0no comments yet

O Sisu - Sistema de Seleção Unificada - é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2015, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obteve nota acima de zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2014. Importante, o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não são aceitos.

Mais informações, acesse a página do Sisu

 



Programa Mais Educação

January 13, 2015 22:00, by Kobausk França Felix - 0no comments yet

O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Acesse a página do Programa Mais Educação.



FIES - Programa de Financiamento Estudantil

January 13, 2015 22:00, by Kobausk França Felix - 0no comments yet

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

 Saiba mais na página do FIES



PROUNI - Programa univerdade para todos

January 12, 2015 22:00, by Kobausk França Felix - 0no comments yet
Programa Universidade para Todos - Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005 oferece, em contrapartida, isenção de tributos àquelas instituições que aderem ao Programa.
 

Saiba mais na página do PROUNI



Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

January 12, 2015 22:00, by Valessio Brito

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

 

Saiba mais acessando a página do Pronatec



This article's tags: juventude política de juventude planos programas inciativas