Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias do Portal da Juventude

9 de Dezembro de 2014, 15:29 , por Valessio Brito - | 1 pessoa seguindo este artigo.

Emir Sader e Pablo Gentili fazem hoje conferência de abertura da Escola Most Unesco Brasil

12 de Dezembro de 2013, 22:00, por Portal Juventude

Inicia-se nesta sexta-feira (13) às 16 horas a Escola Regional MOST UNESCO Brasil. Com o tema Juventude, Participação Social e Desenvolvimento na América Latina e Caribe, o evento terá uma série de seminários transmitidos ao vivo pelo Participatório – Observatório Participativo da Juventude.



Evento sobre “juventude, participação social e desenvolvimento” começa nesta sexta

12 de Dezembro de 2013, 22:00, por Portal Juventude

O evento, que acontece até o dia 18 de dezembro, no Hotel Nacional, em Brasília (DF), vai reunir jovens da América Latina e Caribe para debater o tema “juventude, participação social e desenvolvimento”.



América Latina e Caribe reunidos em Brasília para debater Juventudes

11 de Dezembro de 2013, 22:00, por Portal Juventude

De 13 a 18 de dezembro acontece, em Brasília, a Escola Regional MOST UNESCO Brasil. Com o tema Juventude, Participação Social e Desenvolvimento na América Latina e Caribe, o encontro ocorre no Hotel Nacional de 9h às 19h30, trazendo seminários, oficinas e debates que reúnem cerca de 120 pesquisadores, lideranças de movimentos sociais e gestores públicos de 14 países. O evento é uma parceria entre Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ), UNESCO Internacional; e UNESCO Brasil.



Oficina Juventude Viva fortalece agenda de enfrentamento à violência no FMDH

11 de Dezembro de 2013, 22:00, por Portal Juventude

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), dentro da programação do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) a oficina Juventude Viva: Enfrentamento à Violência nas Periferias Urbanas. Reunindo um conjunto representativo de atores do engajados nesta luta, a oficina marcou também o lançamento, pelo governo federal, do Mapa da Violência 2013 (http://issuu.com/secretariageralpr/docs/homicidios_web), de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz.



Secretária Nacional de Juventude participa da Tenda das Juventudes no Fórum Mundial de Direitos Humanos

11 de Dezembro de 2013, 22:00, por Portal Juventude

A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, participou nesta quarta-feira (11/12), da Tenda das Juventudes, que integra o Fórum Mundial de Direitos Humanos – FMDH. O evento teve inicio dia 10/12 e segue até 13 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil - DF . A atividade contou com a presença de aproximadamente 70 jovens, muitos deles integrantes de movimentos sociais juvenis.



SNJ apresenta pesquisa sobre perfil e opinião da juventude brasileira com ênfase nos Direitos Humanos nesta quinta

11 de Dezembro de 2013, 22:00, por Portal Juventude

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR) apresenta, nesta quinta-feira (12/12), às 15h, uma versão mais atualizada da Agenda Juventude Brasil: Pesquisa sobre Perfil e Opinião da Juventude Brasileira, que foi lançada no último mês de agosto. O documento insere novos componentes à versão anterior, tais como dados sobre educação, trabalho e acesso à tecnologia.



SNJ marca presença em oficina internacional sobre participação cidadã de adolescentes e jovens

11 de Dezembro de 2013, 22:00, por Portal Juventude

Entre as conquistas nessa área,  o assessor destacou a sanção do Estatuto da Juventude, que se encontra em fase de regulamentação. Segundo Vanhoni, o documento abre um novo período de desafios, prevendo, entre outras diretrizes, a criação do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), do qual devem participar todos os governos municipais, estaduais e federal, com o objetivo de articular políticas públicas específicas e estabelecer compromissos com essa agenda.  O Sistema vai reforçar a participação juvenil, definindo a periodicidade e atribuições das Conferências de Juventude; as atribuições e funcionamento dos Conselhos de Juventude, dos órgãos gestores, comitês e câmaras intersetoriais, além de mecanismos de consulta direta aos jovens.



Ministro Padilha e Cure Violence debatem com SNJ a saúde no enfrentamento à violência contra a juventude

10 de Dezembro de 2013, 22:00, por Portal Juventude

O debate “Saúde, Juventude e Combate à Violência” contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, da especialista no tema, Lori Toscano, da Organização Cure Violence, de Baltimore, EUA, e do representante do Fórum Nacional da Juventude Negra e articulador nacional do Juventude Viva, Geovan Bantu.



Oficina reúne jovens de 12 países para discutir participação cidadã

9 de Dezembro de 2013, 22:00, por Portal Juventude

Começou na manhã desta terça (10) e segue até a próxima quinta-feira (12/12), em Brasília, a “Oficina Internacional - Participação Cidadã de Adolescentes e Jovens”. O evento reúne 120 pessoas de 12 países, entre adolescentes, jovens, gestores de políticas públicas, dirigentes de movimentos sociais, lideranças estudantis e outros atores com o intuito de compartilhar conhecimentos e experiências sobre a participação cidadã de adolescentes e jovens.



Salvador foi palco da arte, alegria e integração dos jovens da CPLP

9 de Dezembro de 2013, 22:00, por Portal Juventude

Durante uma semana, Salvador foi ponto de encontro entre jovens de todas as regiões do Brasil e de sete países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Com o tema “Política de Juventude e Cultura Livre”, a VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP cumpriu o seu papel de reunir diversas culturas, estimulando a troca de experiências e conectando os interesses de uma juventude cujas afinidades vão muito além da língua portuguesa. Ao todo, 220 jovens criadores expuseram suas habilidades em 10 linguagens da arte, atraindo cerca de 5 mil pessoas para o Teatro Castro Alves, o Complexo Cultural dos Barris e o Pelourinho entre 3 e 7 de dezembro.