Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Notícias do ...
Tela cheia Sugerir um artigo

SNJ e Cufa debatem parcerias para melhorar a vida de jovens das favelas

16 de Março de 2017, 16:03 , por snjuventude@gmail.com - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 334 vezes

Cufa 16.03

O secretário nacional de Juventude, Assis Filho, se reuniu com representantes da Central Única de Favelas (Cufa), nesta quinta-feira (16/03), para dar continuidade às tratativas de parceria na construção de políticas públicas voltada aos jovens de favelas e comunidades do Brasil. O encontro contou com o presidente da entidade, Francisco José Pereira de Lima, o Preto Zezé; Celso Athayde, um dos fundadores, e Marcele Procópio, da Cufa/MG.

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) pretende dar apoio às atividades da Cufa que envolvam esportes, empreendedorismo e cultura para jovens de 15 a 29 anos. Uma das parcerias estudadas é na organização de um evento nacional da Taça das Favelas, campeonato de futebol que conta com a participação de jovens com idades de até 17 anos.  Cada estado participante vai formar uma seleção entre aqueles que disputaram o estadual e enviar essas equipes para o nacional, que acontecerá no Rio de Janeiro.

A Taça das Favelas foi realizada a primeira vez em 2012 e desde então se consolidou como uma importante oportunidade para a revelação de novos talentos para o futebol. Da fase de “peneira” entre os jovens das comunidades até a disputa do título, ela reúne mais de 100 mil competidores e contribui para a inclusão social por meio do esporte, influenciando positivamente os jogadores e as famílias dos jogadores. Além de fortalecer a autoestima da juventude das favelas, o torneio promove a integração entre as comunidades. Entre os jogadores profissionais que já participaram da competição estão Erick Brendon, atualmente no Botafogo-RJ, e Matheus Norton, do Fluminense.

Festival da Juventude - O Festival da Juventude de Frederico Westphalen (RS) é a primeira parceria entre a SNJ e a Cufa. O festival começa na segunda-feira (20/03) e oferecerá atividades esportivas e culturais, palestras, cursos de capacitação profissional e muitas outras ações aos jovens do município e cidades vizinhas. Entre as principais atrações estão o grafiteiro Isaac Souza, o consultor internacional do Escritório Regional das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC/POD/BID), Eduardo Pazinato, e o rapper Emicida. Esta é a terceira edição do evento que terá a duração de três dias.

A programação começa a partir das 8h30, na Escola Cardeal Roncalli. Haverá palestras gratuitas nas escolas públicas da cidade, oferecidas pelo FGTAS/SINE de Frederico Westphalen. A palestra do rapper Emicida será na terça-feira (21/03), a partir das 10h, no auditório da Escola Cardeal Roncalli, gratuita e aberta a todos os públicos.

Texto: Ascom/SNJ


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.