Ir para o conteúdo
ou

Minha rede

 Voltar a Notícias do ...
Tela cheia Sugerir um artigo

Número de jovens negros no Ensino Médio dobra em 13 anos

23 de Novembro de 2015, 0:00 , por Danilo Castro - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 46 vezes

Parcela de 51% dos brasileiros com idade entre 15 e 17 anos que se declararam pretos ou pardos estavam cursando o Ensino Médio em 2014, segundo levantamento feito pelo Instituto Unibanco. Em 2001, esse percentual era de 25%.

Os dados atuais mostram grandes avanços, pois no começo da década passada, a maior parte dos alunos negros estava atrasada em relação ao que era esperado para sua faixa etária. Em 2001, mais da metade (53%) daqueles na faixa de 15 a 17 anos ainda estava estudando na primeira etapa da educação básica.

De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o percentual caiu 21 pontos e hoje a proporção de jovens negros ainda atrasados no Fundamental é de 32%. Entre os brancos, esse percentual é de 22%.

Essa análise tomou como base os dados da Pnad divulgada na semana passada. No mesmo período, a proporção de jovens brancos no ensino médio cresceu 14 pontos percentuais – chegando a 65%.

Ainda de acordo com o levantamento, 57% dos negros que estão fora da escola não completaram o ensino fundamental. Entre os brancos, o percentual de jovens de 15 a 17 anos fora da escola é de 43%.

Fonte: Agência Brasil


Categorias

Educação, Participação Social, Diversidade e Igualdade

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.