Ir para o conteúdo
ou

Minha rede

 Voltar a Notícias do ...
Tela cheia Sugerir um artigo

Nota oficial: Emissão do documento "ID Jovem"

8 de Setembro de 2016, 14:32 , por Pedro Henrique Caixeta - 3636 comentários | 12 pessoas seguindo este artigo.
Visualizado 24217 vezes

Id jovem gradiente 04

A Secretaria Nacional de Juventude informa que a Identidade Jovem, criada pelo Decreto 8.537/2015 e definida como o documento que comprova a condição de jovem de baixa renda, é o único meio legal para acesso ao benefício da reserva de vagas no transporte interestadual para jovens de baixa renda. Esse documento permite ainda o pagamento da meia entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos, como já ocorre com a Carteira de Identificação Estudantil.

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, por força dos artigos 5º e 14º do Decreto 8.537/2015, é único documento legal que comprova a condição de jovem de baixa renda em todo o território nacional. Portanto, nenhum outro documento, ficha cadastral ou certidão pode dispensar a apresentação da Identidade Jovem para o gozo dos benefícios do Estatuto da Juventude, Lei nº 12.852/2013.

A emissão da Identidade Jovem será virtual, por meio de sítio na internet e aplicativo para smartphone, e seguirá modelo único definido para todo o país. O lançamento do Programa Identidade Jovem deverá ocorrer até o final deste mês de setembro. A Caixa Econômica Federal, empresa contratada para a operacionalização da ID Jovem, deverá disponibilizar o aplicativo e o sítio para uso de todos os beneficiários imediatamente após o lançamento do programa.

 

SAIBA MAIS SOBRE A IDENTIDADE JOVEM

 

QUAIS BENEFÍCIOS SÃO GARANTIDOS?

A ID Jovem garante acesso a benefícios para os jovens de baixa renda, relacionados ao Direito à Cultura e o Direito ao Território e à Mobilidade, do Estatuto da Juventude (Lei nº 12852/2013):

  • Direito à meia-entrada, que é o pagamento de metade do preço (cinquenta por cento) do ingresso cobrado para a venda ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos;
  • Reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

 

QUAIS AS CONDIÇÕES PARA SER BENEFICIÁRIO?

A ID Jovem é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos pertencente a família com renda mensal de até dois salários mínimos. Além disso, o jovem também tem de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e essas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.

 

COMO VERIFICAR QUEM TEM O BENEFÍCIO?

Será disponibilizada ao público a possibilidade de consulta pelo aplicativo para smartphones (APP) ou pelo site do ID Jovem. A verificação será feita a partir da inserção do Número de Identificação Social (NIS) e de outros dados pessoais constantes no Cadastro Único.

 


3636 comentários

Enviar um comentário
  • E9748be3c5538605be0e4d9fab2cb2e8?only path=false&size=50&d=wavatardidjacxz@yahoo.com.br
    12 de Setembro de 2016, 17:11

    COMO SER BENEFICIARIA

    EU TENHO 27 ANOS, A RENDA TOTAL DIVIDIDA POR PESSOAS DA CASA É MENOR QUE UM SALARIO POR PESSOA COMO FAÇO PRA RECEBER O BENEFICIO ONDE ME CADASTRAR?


    • 1462750 1112581448758849 4603973414829907035 o minorPedro Henrique Caixeta
      13 de Setembro de 2016, 13:39

       

      O beneficio é destinado a pessoas que tem renda familiar de até 2 salários mínimos, ou seja, quando toda a renda da família somada dá até dois salários mínimos.


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      28 de Setembro de 2016, 17:50

       

      Olá!

      O programa é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, de família com renda mensal de até dois salários mínimos e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), essas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.

      Caso se enquadre nos critérios do Programa, o seu cartão ID Jovem virtual poderá ser gerado após a inclusão e a validação dos seus dados no aplicativo (App) ou por meio do site do ID Jovem.


      • 2c54e433c4b626864c55731eb6a8b820?only path=false&size=50&d=wavatarMurilo Barbosa de Queiroz
        4 de Novembro de 2016, 10:41

         

        Só que as empresas que operam em Pernambuco não respeitam essa lei, NENHUMA oferece gratuidade de passagem para jovens, mesmo que apresentem os documentos exigidos por lei, o direito é negado e ainda debocham da sua cara dizendo que isso é so no papel.


  • F887c28706a68505ed95f5ece2f8d17c?only path=false&size=50&d=wavatarPires Filipe
    13 de Setembro de 2016, 11:07

    quando vai ser lançada a ID?

    estou esperando desde que recebi a noticia que sairia agora em julho. nós, beneficiados estamos esperando um comunicado de vcs. vcs não comunicam a gente por isso procuramos outros meios. será que até 2017 vai sair ? estou achando meio difici!


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      28 de Setembro de 2016, 17:51

       

      Filipe,

      O Programa já está disponível para download.


  • 367c104a262ab31ef55ca1967857b440?only path=false&size=50&d=wavatarSilvano Oliveira
    14 de Setembro de 2016, 0:02

    Dúvidas

    Obrigado a todos que estão envolvidos nesse projeto.
    Sabemos que com a mudança e com o atual governo talvez, demore mais para sair. Mesmo, assim, gostariamos de ficar a par dos ocorridos. E se precisarem de ajuda voluntariada avisem.


  • D1e7fd03aade3f41249f9c49800d33f5?only path=false&size=50&d=wavatarDouglas Fabio da Cruz Junior
    19 de Setembro de 2016, 13:15

    Está prestes a ser lançado ? Como adquirir ?

    Preciso urgente do ID Jovem, pois logo viajarei e não tenho condições para custear a passagem total.


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      28 de Setembro de 2016, 17:52

       

      Douglas,

      O aplicativo já está disponível para baixar!


  • 179894f2363793aa365100f892e388ab?only path=false&size=50&d=wavatarFranklin Oliveira De Souza
    27 de Setembro de 2016, 10:16

     

    Estou com aplicativo mais fui em pedido de adquirir a pasagens como assim oq devo fazer ?


  • 7ddd645ede3566bc7d68aa1eaa6db4d3?only path=false&size=50&d=wavatarSuelen Custodio
    1 de Outubro de 2016, 17:09

    duvida

    bom eu ja li no artigo que para as pessoas como eu que nao esses celulares chiques que vai dar pra cadastrar em um site correto?mais qual site pq to buscando no google o tal site faz horas e nada de achar eu ja tenho o nis ta tudo certinho só fala o cadastro pq se nao der pra fazer pelo site é desleal com quem realmente precisa pq na minha opiniao sinceramente quem tem dinheiro pra comprar um celular desses tipo q sao bem caros nao pode ser considerado baixar renda..que nao possa comprar uma entrar de 100 reais para ir em uma peça de teatro me diga como me cadastrar grata


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      10 de Outubro de 2016, 12:01

       

      Suelen,

      você pode acessar qualquer computador que tenha conexão com a internet e fazer o seu cadastro pelo portal da Caixa Econômica Federal. (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem)


  • F887c28706a68505ed95f5ece2f8d17c?only path=false&size=50&d=wavatarPires Filipe
    3 de Outubro de 2016, 17:25

    Recusa..

    Muitas empresas de transporte estão descumprindo a lei.


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      10 de Outubro de 2016, 12:03

       

      A Secretaria Nacional de Juventude mandou um comunicado oficial à ANTT informando sobre o funcionamento da Identidade Jovem. Se a empresa recusar a venda do bilhete de viagem, o jovem pode estar ligando na ouvidoria da ANTT no número 166 ou acessando o site (http://www.antt.gov.br/) para fazer a denuncia com horário, local e o motivo da recusa para tomar as devidas providências por descumprimento de Lei Federal.


  • 6ba5676d8b9dcf5b6dcffc611e858bef?only path=false&size=50&d=wavatarPedro Henrique Rodrigues Vilas Boas
    4 de Outubro de 2016, 11:33

    Recusa

    No sábado 01 de outubro fui comprar passagem com o ID Jovem, mas a transportadora disse que a lei não tinha sido regulamentada e eu não poderia efetuar a compra da passagem... o que eu devo fazer??


    • F887c28706a68505ed95f5ece2f8d17c?only path=false&size=50&d=wavatarPires Filipe
      5 de Outubro de 2016, 11:02

      ...

      Amigo, vc pediu um justificativa escrita ou algo do tipo? A lei já foi instaurada desde Março... eles estão te enganando... era bom se a gente fizesse um grupo pra se ajudar... qualquer coisa menininho é esse 9183068404


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      10 de Outubro de 2016, 12:04

       

      Pedro,

      A Secretaria Nacional de Juventude mandou um comunicado oficial à ANTT informando sobre o funcionamento da Identidade Jovem. Se a empresa recusar a venda do bilhete de viagem, o jovem pode estar ligando na ouvidoria da ANTT no número 166 ou acessando o site (http://www.antt.gov.br/) para fazer a denuncia com horário, local e o motivo da recusa para tomar as devidas providências por descumprimento de Lei Federal.


    • 2c54e433c4b626864c55731eb6a8b820?only path=false&size=50&d=wavatarMurilo Barbosa de Queiroz
      4 de Novembro de 2016, 10:39

       

      Aconteceu a mesma coisa comigo, eu pedi uma justificativa por escrito e até isso me foi negado. É um desrespeito com a legislação. Desde dia 15/10 eu tento adquirir um bilhete jovem gratuito para minha cidade natal e TODAS as empresas que operam em Pernambuco me negaram o benefício.

      Isso é Brasil!!!
      Leis inertes que as empresas nunca cumprem.


    • F1d8ed32d20593facd4eed21f8e419fc?only path=false&size=50&d=wavatarcarlos magno bomfim martucheli
      7 de Novembro de 2016, 15:44

      Entre no grupo....

      www.​​fac​e​bo​ok​.​com​​/gro​​ups​/​95​80​8​591​​7630​​415​/
      Galera entrem no grupo vamos trocar informações e unir reclamações para que esse beneficio seja validado com sucesso.


  • F522456df753e1ce6c8625b57bfbf6f6?only path=false&size=50&d=wavatarTiago Henrique Garcia
    11 de Outubro de 2016, 20:30

    Serviço

    O benefício vale para serviço convencional, como fazer com as empresas que só tem serviço executivo? Tá difícil conseguir achar alguma com serviço convencional.


  • 76b2c3fb6f576577c3f619ba62ff6895?only path=false&size=50&d=wavatarvictoria Otilia Paz
    14 de Outubro de 2016, 10:08

    O aplicativo

    O aplicativo não me da a opção de emitir minha id jovem, o que faço ?


  • A3f51455a5a0f561a2ce5e18104d97e8?only path=false&size=50&d=wavatarJailson Medeiros Junior
    14 de Outubro de 2016, 15:19

    Cadastro Desatualizado

    Faz mais de uma semana que a minha mãe renovou o Cadastro Unico mas no site aparece isso

    "Cadastro Único desatualizado. O programa destina-se à Jovens com cadastro atualizado nos últimos 24 meses. Peça ao responsável familiar para atualizar seus dados cadastrais na Prefeitura ou CRAS da sua cidade."


    • Bf5a080240ebfe937f4d224a49ee3461?only path=false&size=50&d=wavatarTIAGO SOARES DE MORAIS
      24 de Outubro de 2016, 7:58

       

      O prazo para que as informações de atualização do Cadastro Único estejam disponíveis para geração da ID Jovem, podem variar de 45 a 60 dias após a atualização.


  • 179894f2363793aa365100f892e388ab?only path=false&size=50&d=wavatarFranklin Oliveira De Souza
    19 de Outubro de 2016, 11:26

    Id jovem

    Amigos já estou usando o benefício já fiz 2 viagem as empresas não quiseram mais quando mostrei os documentos e mostrei q era lei e mostrei tudo a eles ai mim forneceram mais não foi fácil eles faz de tudo pra vc não tira a passagem mais estou já desfrutando perfeito o benefício