Go to the content
or

 Go back to Notícias do ...
Full screen Suggest an article

ID Jovem comemora um ano de lançamento com quase meio milhão de beneficiários

December 4, 2017 19:23 , by snjuventude@gmail.com - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 420 times

Aaa id jovem aniversario materia

A Secretaria Nacional de Juventude comemora os bons resultados do Programa Identidade Jovem. Em 1 ano, foram emitidas quase meio milhão de carteiras sendo que, em dezembro de 2016, o país contava com 18 mil jovens beneficiados, indicando uma taxa de crescimento de mais de 2.000%. O ID Jovem é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os Governos de Estados e municípios.

Durante o ano de 2017, o ID Jovem foi lançado em 25 dos 27 estados da federação, restando apenas Roraima e Mato Grosso para a efetivação total em todo país.

Para comemorar o marco, a Secretaria Nacional de Juventude vai promover uma série de ações nas redes sociais, como o twittaço, com divulgação da hashtag #idjovem1ano, divulgação de fotos e vídeos de quem já foi beneficiado pelo Programa, além de GiFs e memes.

No último balanço do programa foi divulgado o ranking de estados que tiveram mais adesão. O campeão foi Minas Gerais, que, sozinho, acumula quase 60 mil carteiras emitidas, seguido de Bahia, com mais de 50 mil IDs e de São Paulo, que ultrapassa 40 mil beneficiários.

A Secretaria Nacional de Juventude verificou que, só durante outubro deste ano, foram geradas quase 45 mil cartões ID. O mês com número recorde de emissões, porém, foi agosto, com quase 50 mil beneficiários.

Atualmente, a SNJ têm tratado com a Secretaria de Governo e com o Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, o lançamento de uma campanha nacional para rádio e televisão. Objetivo é divulgar os benefícios que o Programa ID Jovem oferece e quais os passos necessários para emitir uma carteira ID, de modo que cada vez mais pessoas tenham acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude.

Para 2018, a Secretaria Nacional de Juventude manterá um calendário de Caravanas para divulgar o Programa ID Jovem nos municípios e fortalecer a política de inclusão de jovens onde já houve atuação, além de uma ampla campanha de fiscalização do Programa.

O secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, anunciou que foram criados comitês de acompanhamento e fiscalização do ID Jovem em sete estados brasileiros. Os comitês visam integrar o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), governos estaduais, gestores públicos, membros da sociedade civil, do Ministério Público e do parlamento na tarefa de fiscalizar e acompanhar o Programa. A potencialização dos comitês garantirá o lançamento da Blitz do ID Jovem, previsto para o início de 2018. Trata-se de um conjunto de ações de alcance nacional que visa garantir que as IDs já emitidas estão em conformidade com o Estatuto da Juventude.

“O ano de 2017 teve como principal objetivo o lançamento e divulgação do programa a nível nacional por meio de ações como a Caravana ID, que foi fundamental para as conquistas alcançadas. Em 2018, serão implementadas ações que garantam o controle das identidades já emitidas, por meio da criação de novos comitês de acompanhamento e fiscalização em diversos estados e do lançamento da Blitz do ID Jovem. A Blitz será composta por pessoas treinadas especificamente para fiscalizar o programa, como forma de garantir que a iniciativa não seja alvo de fraudes”, afirmou Assis Filho.

 

Direitos garantidos pela ID Jovem

A ID Jovem garante a meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivos, além de direito a duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário. Os benefícios são garantidos a jovens entre 15 e 29 anos de idade com renda familiar de até dois salários mínimos. Esses direitos são assegurados pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013, aprovado em agosto de 2013, após uma luta histórica protagonizada por movimentos sociais de juventude.

Portadores da ID Jovem também poderão ser contemplados com a isenção de pagamento de taxa de concurso público federal. O projeto de Lei n. 8036/2017, de autoria do deputado Marco Antônio Cabral (PMDB-RJ), que garante a gratuidade na inscrição, está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Para ter acesso ao Programa Identidade Jovem, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br/idjovem), ou por aplicativo para smartphone. Para se cadastrar no CadÚnico e retirar o NIS, basta comparecer a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) municipal.

 

Faça parte do Aniversário de 1 Ano da ID Jovem: customize suas redes!

 


0no comments yet

Post a comment

The fields are mandatory.

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.