Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Notícias do ...
Tela cheia Sugerir um artigo

Delegação pernambucana presenteia Dilma Rousseff

19 de Janeiro de 2016, 0:00 , por _____ - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 289 vezes

O aniversário da presidenta Dilma Rousseff é no dia 14 de dezembro mas foi no dia 16 — data da abertura da 3ª Conferência Nacional de Juventude — que uma delegação de Poção, cidade que fica a 244 quilômetros de Recife, conseguiu entregar um minucioso presente à chefe de estado. A lembrança não poderia ter mais significado e história: uma blusa vermelha feita de renda renascença.    

Dilma

De origem europeia, a renda renascença chegou à Poção, em Pernambuco, na década de 30, e foi ensinada pelas freiras nos conventos e em colégios internos. Hoje, muitos anos depois, a cidade é a maior produtora do Brasil, vendendo para diversos estados e exportando para sete países da América, além de Europa e Ásia. O trabalho exclusivamente artesanal é executado a partir de um desenho riscado em papel manteiga, fixado em almofada e feito com agulha comum utilizando linha e lacê (fita de algodão que une as tramas).

“Nós levamos uma peça de nosso artesanato, fonte de nossa renda, e ficamos à beira do palco. Demos o nosso jeito, conseguimos chegar o máximo perto dela e entregamos na hora que a juventude cantava os ‘parabéns’. O trabalho é todo manual. A blusa que entregamos à presidenta, por exemplo, levou mais de três meses para ficar pronta”, contou Lindenberg Nóbrega, de 25 anos, que integrou o grupo de Poção ao lado de Thalia, Gisele e Cristiane.

Sem dúvidas, a presidenta aprovou o presente.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil


Categorias

Participação Social, Diversidade e Igualdade, Trabalho e Renda, Cultura

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.