Ir para o conteúdo
ou

Perfil
 Voltar a Blog
Tela cheia

Dicas para combater o medo das provas.

10 de Outubro de 2017, 15:34 , por Jonas Machado - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 4 vezes

O nervosimos antes de uma avaliação detentora de mudança do seu destino é grande. Os pré-vestibulandos estão familiares com este receio e ansiedade mesclados.

O nervosimos antes de uma avaliação detentora de mudança do seu destino é grande. Os pré-vestibulandos estão familiares com este receio e ansiedade mesclados.

Se não aconteceu ainda, espere, pois essa vai ser a sensação quando um dia isso chegar.

A influência desses elementos atua como  principal inimiga e molda  todo o seu desempenho.

As provas, idenpedente de sua natureza, fazem parte do cotidiano de grande parte da população.  Diarimenete, somos colocados em teste, sendo avaliados desde nossa infância. Elas são parte do nosso crescimento, quer seja pessoal, quer profissional.

Todos aprendemos a estudar para as provas, é verdade, mas na realidade nem todos aprendemos a nos organizarmos para ter sucesso.

A primeira coisa que é fundamental em dia de prova é saber manter a calma e possuir autocontrole. A técnica da respiração, aqui, pode ser sua principal aliada. A prática da respiração é antiga, e ensinada em muitas artes orientais como o Yoga ou Relaxamento, por isso, se você se sentir nervoso e se seu coração acelerar, respire profundamente, sinta o ar entrando em seus pulmões e liberte ele de uma forma pausada, esvaziando a mente, ou se concentrando em  imagens simpels que lhe remetam a serenidade. Faça isto durante uns minutos e verá que logo se sentirá bem mais relaxado.

Enquanto respira, visualize a prova e pense nela como sendo uma oportunidade em sua vida, como sendo algo bem agradável, algo que poderá mudar radicalmente sua vida para melhor, lembre-se, se for o caso, que você hoje não tem um emprego e depois desta prova poderá estar empregado, resumindo, veja-a como uma amiga e não como uma adversária.

Quando finalmente estiver sereno, com sua prova a frente, mantenha sempre um pensamento simplista e objetivo, tente não olhar demasiado o relógio ou se distrair com o colega do lado, concentre-se em seu trabalho, leia com muita atenção e cuidado as perguntas, as orientações, o enunciado, enfim, o que houver para ler, tenha certeza que entendeu tudo e responda então de uma forma objetiva, bem fundamentada e desenvolvida demonstrando sempre seus conhecimentos.

Aja sempre com segurança total, anote assuntos que podem se relacionar com outros e dê alguns exemplos se for o caso e se souber.

Lembre-se sempre que as provas de concursos não pedem nunca sua opinião pessoal, nem possuem esse fundamento, por isso seja objetivo e deixe sua opinião pessoal para outra ocasião.

Outro ponto fundamental é a questão da linguística. Evite os erros de português e tente uma letra tão legível quanto possível. Que adiantará ter uma prova bem desenvolvida e excelente se no final o examinador não puder decifrar certo? E o mais provável é que no meio de centenas de provas a serem examinadas a sua seja anulada ou eliminada em segundos.

Quando houver dúvida nas questões objetivas, utlize a técnica da eliminação. Exclua as respostas que, a partir da sua interpretação são menos improváveis de serem as corretas. Nesse momento, você diminuirá o círculo de opções e suas chances de obter êxito na questão aumentarão.

Siga estas nossas dicas e garanta seu sucesso na hora de prestar provas. Boa sorte!


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.