Ir para o conteúdo
ou

COMPARTILHE:

ID Jovem



 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

ID Jovem é lançado em Maceió

2 de Agosto de 2017, 21:37 , por snjuventude@gmail.com - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 311 vezes

 

 Whatsapp image 2017 08 02 at 12.01.39

O lançamento do programa ID Jovem em Maceió, na manhã desta quarta-feira (02/08), contou com a presença de diversos gestores de juventude e jovens de municípios alagoanos e apresentação do balé folclórico da região dos Palmares. A cerimônia organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj), em parceria com a Secretaria nacional de Juventude (SNJ), contou com as presenças da secretária do Esporte, Lazer Juventude, Claudia Petuba; do secretário nacional de Juventude, Assis Filho; e da secretária-executiva de Assistência Social, Morgana Tavares; da secretária de Juventude de Maceió, Olívia Tenório; do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB); do representante do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Milton Muniz; entre outras autoridades.
Em Alagoas, 457 mil jovens estão aptos a emitir a ID Jovem. “O ID Jovem veio efetivar a política pública de juventude com acesso a lazer e mobilidade urbana”, comemorou o representante do Conjuve, Milton Muniz. O deputado estadual Rodrigo Cunha orientou os jovens a baixar o aplicativo “e passar a exigir o direito que vocês têm”. Além de garantir meia-entrada em eventos culturais e esportivos, a ID Jovem garante duas passagens interestaduais gratuitas por comboio (ônibus, trem ou embarcação).
“Não permitam que nenhum empresário renegue o direito e o acesso de vocês à cultura, lazer e mobilidade”, orientou o secretário Assis Filho. A secretária Claudia Petuba disse aos jovens para usarem a ID Jovem. “É exercendo o seu direito que ele será reconhecido e executado. Contaremos com o apoio do Ministério Público e do Procon para nos ajudar na fiscalização do programa”.
Capacitação - A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) iniciou, desde terça-feira (01/08), o Curso de Gestão do Programa Bolsa Família e Cadastro Único em Arapiraca. No total, a Seades vai preparar 120 técnicos do Sertão, Baixo São Francisco, Agreste e Região Metropolitana de Maceíó. Jovens de 15 a 29 anos que estão no Cadastro Único do governo federal e pertencem a famílias com renda de até dois salários mínimos estão aptos a emitir o ID Jovem.
Segundo a coordenadora do Programa Bolsa Família em Alagoas, Maria José Cardoso, o curso acontecerá de forma descentralizada no estado. “A descentralização ocorre para que possamos atingir um maior número de participantes. Em Maceió, o curso acontecerá na segunda semana de agosto e será destinado a gestores da Região Metropolitana. Em Arapiraca, ele está sendo voltado aos municípios do Agreste e Sertão”, explicou.
Com duração de três dias, as aulas abordam temas importantes para o aprimoramento da gestão dos programas sociais, como a fiscalização do recebimento indevido dos benefícios do programa Bolsa Família, gestão de pagamentos, acompanhamento familiar e as condicionalidades do programa.
“O CadÚnico é uma importante ferramenta para o planejamento das politicas públicas e inclusão das famílias em diversos programas e benefícios sociais, portanto as capacitações periódicas são fundamentais para simplificar o acesso de quem tem direito a esses benefícios”, disse a secretária executiva da Seades, Morgana Tavares

 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.