Ir para o conteúdo
ou

COMPARTILHE:

ID Jovem



 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Conheça o bilhete de viagem do jovem conhecido como Identidade Jovem

13 de Outubro de 2016, 13:59 , por Pedro Henrique Caixeta - 3131 comentários | 8 pessoas seguindo este artigo.
Visualizado 10715 vezes

Papel parede 1024x768px

O Programa Nacional Jovem conversou com o secretário nacional de juventude, Bruno Moreira Santos, sobre um benefício que jovens de baixa renda poderão usufruir, possuindo acesso gratuito ao transporte interestadual de passageiros, em trens e ônibus, em todo o Brasil, a partir deste ano, o bilhete de viagem do jovem também conhecido como ID Jovem.

Segundo o secretário, as prestadoras dos serviços deverão reservar, em linhas regulares, duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto mínimo de 50%, em cada veículo ou comboio ferroviário de serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Ele explica que o estudante deve solicitar o bilhete até três horas antes da viagem, através da geração de um cartão virtual, em aplicativos de celular ou com a impressão de declaração em documento físico. "O jovem deve estar inscrito no Cadastro Único do governo federal", destaca.

Bruno Moreira também conta que caso alguma empresa recuse o benefício, o jovem deve procurar a ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), disque 166, e fazer a denúncia com horário, local e motivo da recusa, que a Secretaria Nacional de Juventude junto com a ANTT e a ouvidoria do programa ID Jovem, acionarão a empresa judicialmente, por descumprimento de lei federal.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima e saiba tudo sobre o Bilhete de Viagem do Jovem.

Clique aqui e faça o download do áudio da entrevista

Fonte: EBC Rádios 


Categorias

Cultura, Esporte e Lazer, Participação Social
Tags deste artigo: ID Jovem

3131 comentários

Enviar um comentário
  • Person minor(usuário removido)
    17 de Outubro de 2016, 15:55

    ERRO

    Boa tarde, fiz o cadastro único a pouco mais de um mês e eu tenho todos os requisitos para participar do programa. Mas quando vou emitir a ID Jovem aparece "cadastro não encontrado" teria como me indicar onde consigo resolver esse problema? Muito obrigado.


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      17 de Outubro de 2016, 17:20

       

      Gustavo,

      Pedimos para que aguarde até o fim de outubro, pois a base de dados da plataforma do ID será atualizada.


  • Bb891ce9922ff908c04a2a9c5b6024b1?only path=false&size=50&d=wavatarWarley Cajazeiro
    19 de Novembro de 2016, 9:43

    Cadastro ID Jovem NIS Desatualizado

    Eu estou tentando fazer o ID Jovem e apareceu cadastro desatualizado, fui no Bolsa Familia da minha cidade e atualizei os dados, mas continuo tentando fazer o ID Jovem e ainda sim aparece a frase cadastro desatualizado. Alguém poderia me dizer o que eu faço e pra onde eu ligo?


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      20 de Dezembro de 2016, 16:14

       

      O CadÚnico possui atualização diária, mas a base de dados do Id Jovem tem atualização a cada 30 dias, e geralmente acontece no fim de cada mês. A atualização do mês de dezembro já foi feita e você pode tentar emitir sua Id novamente.
      Quaisquer dúvidas, envie e-mail para idjovem@presidencia.gov.br


  • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
    21 de Novembro de 2016, 14:09

     

    Warley,

    A atualização do ID Jovem é feita a cada 30 dias, diferente do CadÚnico, o qual é atualizado diariamente. Aguarde mais alguns dias e tente fazer a emissão da sua identidade.


  • 5485f24fd6c656e04846c4f6ffb5744e?only path=false&size=50&d=wavatarMAYARA GREGORIO MATHIAS BRAZ
    28 de Novembro de 2016, 11:21

    ID Jovem

    Emiti minha ID Jovem, mas na hora de reservar a passagem no guichê da empresa pela qual viajo, fui informada que o código da ID era inválido. Como resolvo esse problema?


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      30 de Novembro de 2016, 13:20

       

      Mayara,

      Solicitamos que envie o número do seu código para o e-mail: idjovem@presidencia.gov.br.
      Assim que recebermos o e-mail iremos verificar e lhe respondemos em breve.


  • 869032c92625019a3e17acdc3fd6c9ef?only path=false&size=50&d=wavatarErika da Cruz Medeiros Alves
    6 de Dezembro de 2016, 14:43

    ID Jovem

    Eu não recebo bolsa família para se cadastrar tem que receber ou tem outra forma de adquirir o número NIS ??


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      20 de Dezembro de 2016, 16:16

       

      Os requisitos para ter acesso as benefícios do programa Id Jovem são:
      - Ter entre 15 e 29 anos;
      - Pertencer a família cuja renda mensal seja de até 2 salários mínimos;
      - Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com as informações atualizadas há, pelo menos, 24 meses.

      Orientamos a você que procure o CRAS ou a prefeitura da sua cidade para se inscrever no CadÚnico.

      Para emitir sua Id Jovem existem duas maneiras:
      Pelo site da caixa (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem) ou pelo aplicativo para smartphone "Id Jovem".


  • D062143eaa44a0c70faeef76a4132d27?only path=false&size=50&d=wavatarRaiare Campos
    14 de Dezembro de 2016, 19:04

    ID jovem

    Eu estou tentando fazer o cadastro com o numero NIS de minha mãe, e recebo uma notificação dizendo que o cadastro não foi localizado. O que fazer?


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      20 de Dezembro de 2016, 16:17

       

      Os requisitos para ter acesso as benefícios do programa Id Jovem são:
      - Ter entre 15 e 29 anos;
      - Pertencer a família cuja renda mensal seja de até 2 salários mínimos;
      - Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com as informações atualizadas há, pelo menos, 24 meses.Ou seja, o jovem também deve estar inscrito no cadastro e possuir o seu cadastro.

      Para emitir sua Id Jovem existem duas maneiras:
      Pelo site da caixa (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem) ou pelo aplicativo para smartphone "Id Jovem".


  • Aa8ed81f2531a53f5cd6effa6b559966?only path=false&size=50&d=wavatarWeslley Vieira
    16 de Dezembro de 2016, 20:57

    Como me inscrevo sem ser pelo app?

    Não tenho smartphone, e não consigo encontrar nenhum lugar na página do programa para fazer o cadastro/inscrição. Onde consigo fazer?


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      20 de Dezembro de 2016, 16:21

       

      Para emitir sua Id Jovem existem duas maneiras:
      Pelo site da caixa (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem) ou pelo aplicativo para smartphone "Id Jovem".


  • E96159578603884a8ab3463cca12383d?only path=false&size=50&d=wavatarGuilherme Breda
    16 de Dezembro de 2016, 23:00

    É valido para viagens estaduais também?

    Eu estive lendo sobre isso e não achei nada relacionado a viagens estaduais, por acaso não colocaram essa parte na lei?


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      20 de Dezembro de 2016, 16:25

       

      Criada pelo Decreto nº 8.537/2015, a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, garante acesso aos benefícios da meia-entrada para eventos artístico-culturais e esportivos e da reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual, ou seja, de um estado ao outro, não valendo para viagens de um município ao outro.


  • 435e79de5f717e1be2b43589cd2fb224?only path=false&size=50&d=wavatarKelly Regina Santos Pereira
    17 de Dezembro de 2016, 12:53

    impressão de declaração em documento físico

    onde encontro essa impressão de declaração em documento físico? obrigada


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      20 de Dezembro de 2016, 16:26

       

      Para emitir sua Id Jovem existem duas maneiras:
      Pelo site da caixa (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem) ou pelo aplicativo para smartphone "Id Jovem".
      Quando emitida pelo site, sugerimos que seja feita a impressão do documento ou seja salva como imagem.


  • 183923a6b53b47711eb7a77e23850faa?only path=false&size=50&d=wavatarGustavo Rafael leal pinheiro
    17 de Dezembro de 2016, 14:10

    o que e o cadastro único do governo federal?

    eu queria saber o que e o cadastro único do governo federal?


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      20 de Dezembro de 2016, 16:30

       

      O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento de coleta de dados e de informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. Devem ser cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Famílias com renda superior a esse critério poderão ser incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados, Distrito Federal ou municípios.​
      Para incluir, confirmar ou atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o beneficiário deverá procurar o setor responsável pelo cadastramento no seu município, geralmente na Prefeitura da sua cidade, ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).​

      Após a inscrição ou atualização dos dados no Cadastro Único, é necessário aguardar a atualização da base de dados do aplicativo, que ocorre na terceira semana do mês.


  • 183923a6b53b47711eb7a77e23850faa?only path=false&size=50&d=wavatarGustavo Rafael leal pinheiro
    17 de Dezembro de 2016, 14:36

    cadastro nao encontrado

    fui realizar o cadastro no aplicativo e apareceu a mensagem que o meu cadastro não foi encontrado no site, alguem pode me ajudar?


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      20 de Dezembro de 2016, 16:31

       

      Quando você fez a inscrição ou atualização do seu Cadastro Único?


  • 13512075 1007255776058272 6122271439423450204 n minorLívia Milena da Silva
    17 de Dezembro de 2016, 23:41

    Bilhete de viagem

    Por favor, me informem o link onde realizo o cadastro do ID Jovem - Bilhete de viagem - aqui pelo site.


    • Avatar facebook minorsnjuventude@gmail.com
      20 de Dezembro de 2016, 16:32

       

      Para emitir sua Id Jovem existem duas maneiras:
      Pelo site da caixa (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem) ou pelo aplicativo para smartphone "Id Jovem".
      Quando emitida pelo site, sugerimos que seja feita a impressão do documento ou seja salva como imagem.