Ir para o conteúdo
ou

COMPARTILHE:

ID Jovem



 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Campanha sobre Identidade Jovem será lançada em Atibaia (SP)

8 de Maio de 2017, 9:19 , por snjuventude@gmail.com - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1064 vezes

Atibaia

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, lança no dia 18 de maio uma campanha para apresentar à população o “Identidade Jovem” – ou simplesmente “ID Jovem”, um programa do governo federal que possibilita aos jovens de 15 a 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o acesso a benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual (conforme disposto no Decreto 8.537/2015).

O lançamento da campanha será no auditório da SAAE, às 14 horas. Para a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile, o objetivo é divulgar aos jovens de Atibaia os benefícios do programa, que amplia os direitos e assegura as conquistas do Estatuto da Juventude. A campanha será realizada em diversos bairros da cidade, onde serão distribuídos cartazes com informações detalhadas sobre o programa.

O “ID Jovem” é gratuito e emiti-lo é fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. O jovem que não tiver acesso à internet deve comparecer pessoalmente a um dos CRAS ou Setor de Benefícios Sociais (Rua Zeferino Alves do Amaral, 78 – Centro), para realização de cadastro e/ou emissão da Carteira ID Jovem. Mais informações pelo telefone 11-4414-0650.

 

Atibaia e as políticas públicas para a juventude

Atibaia tem acompanhado o desenvolvimento nacional das políticas públicas para a juventude, desde a formação de fóruns de discussão até a institucionalização das políticas. Representantes da cidade têm participado das Conferências de Juventude e organizam estruturas básicas para recepcionar os projetos e programas desenvolvidos pela Secretaria Nacional de Juventude, a exemplo do recém-criado “ID Jovem”. O trabalho realizado no município possibilitou o surgimento da Semana da Juventude, do Conselho Municipal de Juventude (COMJUV) e o monitoramento da projeção dos programas nacionais.

Desde o início da participação de Atibaia nas atividades relacionadas em âmbito nacional, foram várias as conquistas apoiadas, por exemplo a criação da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e aprovação do Estatuto da Juventude, conquistas que definiram e atribuíram direitos fundamentais à juventude, bem como a inclusão dos jovens na constituição na qualidade de sujeito de direitos.

 

Mais informações sobre o “ID Jovem”

Cultura, lazer e esporte

Pagamento de meia-entrada – 50% do valor em eventos artístico-culturais e esportivos.

Transporte

São reservadas,por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.

Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens.

Requisitos

Ter entre 15 e 29 anos

Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal

Estar com o Cadastro atualizado

Ter renda familiar de até dois salários mínimos

Saber o NIS (Número de Identificação Social)

Texto: Prefeitura da Estância de Atibaia


Fonte: <a href="http://juventude.gov.br/juventude/noticias/campanha-sobre-identidade-jovem-sera-lancada-em-atibaia-sp">Juventude</a>

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.