Ir para o conteúdo
ou

 

COMPARTILHE:

 Voltar a Programa
Tela cheia

Conheça o Estação Juventude

25 de Novembro de 2016, 7:41 , por Nelci Dos Santos - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 166 vezes

ESTAÇÃO JUVENTUDE

O Programa Estação Juventude possui o objetivo de ampliar o acesso de jovens, de 15 a 29 anos, a políticas, programas e ações que assegurem seus direitos de cidadania e fortaleçam a sua capacidade de inclusão, participação social e emancipação, por meio do oferecimento de tecnologia social inovadora. Em termos práticos, se concretiza na disponibilização de um espaço de/para/com a juventude instalado em equipamento público de acesso livre, onde os jovens encontrarão um ambiente acolhedor, informações sobre políticas públicas e atividades que propiciem participação, sociabilidade, atividades culturais e troca de informações, além de serviços e apoio para a estruturação/reestruturação de trajetórias de inclusão, autonomia e emancipação.

Ciente de que cada localidade do Brasil possui necessidades e características específicas, o Estação Juventude articula as diretrizes nacionais com as particularidades do território. Para tanto, estabelece a possibilidade de adaptação das instalações físicas e das atividades a serem executadas pelos entes parceiros a partir da história, da cultura e das potencialidades de cada território, assim como dos distintos grupos que o habitam.

Nesse sentido, utiliza como princípios aqueles relacionados pela política nacional de juventude, como inclusão, participação e emancipação, bem com os princípios inerentes a uma política pública inovadora e transformadora, a exemplo da territorialidade e das redes sociais e de políticas públicas, expressos no Caderno de Conceitos Fundamentais do Programa (Conceitos Fundamentais).

 

ESTAÇÃO JUVENTUDE & PLANO JUVENTUDE VIVA

Como forma de atingir áreas vulnerabilizadas, os processos seletivos priorizam os entes integrantes do Plano Juventude Viva, que reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para a juventude. Tais ações visam a ampliação dos direitos da juventude, a desconstrução da cultura de violência, a transformação de territórios atingidos por altos índices de homicídios e o enfrentamento ao racismo institucional, com sensibilização de agentes públicos para o problema.

Clique aqui e fique sabendo como funciona o Plano Juventude Viva.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.