Ir para o conteúdo
ou

 

COMPARTILHE:

 Voltar a Orientações
Tela cheia

7. Oficina de Percurso

19 de Dezembro de 2016, 12:42 , por Nelci Dos Santos - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 279 vezes
  • Oficinas de Percurso de Emancipação Juvenil

 A Oficina de Percurso é um espaço presencial em que o jovem deve ser apoiado na construção de seu projeto de vida le­vando em conta as oportunidades existentes em Programas e ações que contemplam a juventude. Trata-se de um espaço coletivo, de troca, aprendizado mútuo e reflexão conjunta, no qual cada jovem individualmente deve produzir o seu Metas e Ações para a Autonomia (MAPA), analisando seu próprio percurso, identificando alter­nativas e fazendo escolhas.

O MAPA tem por objetivo levar os jovens a se apropriarem de sua história (PASSADO), reposicionarem-se frente às oportuni­dades (PRESENTE) e, a partir daí, estabelecerem seus propósitos, planejando passos para remover obstáculos e alcançar objetivos (FUTURO).

A Oficina de Percurso é um ciclo composto por cinco sessões, cada uma delas com temas e conteúdos pré-determinados, que se desenvolvem numa sequência, uma vez que há um fio condutor do processo. Por isso é importante que o/a jovem percorra esse per­curso de forma completa. Caso falte a um dos encontros, o/a jovem deve ser orientado/a a se inscrever na oficina de percurso seguinte, podendo frequentá-la a partir do ponto em que parou.

 Para mais informações acesse: Guia Operacional do Programa Estação Juventude e Conceitos Fundamentais: Pontos de partida para uma reflexão sobre políticas públicas.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.