Ir para o conteúdo
ou

 

COMPARTILHE:

 Voltar a Orientações
Tela cheia

6. Ação Específica Local

19 de Dezembro de 2016, 12:40 , por Nelci Dos Santos - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 251 vezes
  • Ação Específica Local (AEL)

No escopo do Programa Estação Juventude, a Ação Específica Local é um projeto de ação, proposto pelas Estações indivi­dualmente, que reflete o atendimento a uma demanda específica dos jovens da comunidade beneficiada.

Trata-se do desenvolvimento de uma nova ação que responda a uma demanda especial dos jovens do território, levando em conta os pertencimentos, as experiências e as particularidades das neces­sidades dos jovens de cada localidade.

A proposta é que o ente executor (Município ou Estado) iden­tifique um tema ou questão que configure uma demanda dos jo­vens e para a qual não existam ainda respostas de políticas públicas em execução no território, ou não de forma suficiente; e proponha uma ação nesta linha para acontecer no equipamento da Estação Juventude ou a partir dele.

É muito importante indicar qual é a ação específica local planejada, pois essa definição tem implicações sobre os custos, a equipe a ser contratada, a escolha do espaço e a programação das atividades. Ressaltamos que a mesma deve suprir uma demanda ainda não atendida pela localidade (ou ainda não suficientemente atendida) e, ainda, que deve responder à necessidade dos jovens, a partir de uma fonte de consulta identificada (demanda de conferencia, deliberação de conselho de juventude, resolução de processo de consulta, resultado de pesquisa ou de reunião promovida com jovens). A ação específica local deve propor aos jovens o desenvolvimento de ações de natureza diversa como sociabilidade, convivência, arte, cultura, comunicação, esporte, etc. Estas ações poderão ser executadas em diferentes formatos.

 

Para mais informações acesse: Guia Operacional do Programa Estação Juventude e Conceitos Fundamentais: Pontos de partida para uma reflexão sobre políticas públicas.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.