Ir para o conteúdo
ou

 

COMPARTILHE:

CSS JS

 Voltar a Orientações
Tela cheia

3. Participação e Mobilização

19 de Dezembro de 2016, 12:34 , por Nelci Dos Santos - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 150 vezes
  • Participação e Mobilização

A participação social é fundamental para que as políticas públi­cas e ações do Estado sejam efetivas e façam sentido para a popula­ção. O Programa Estação Juventude reafirma a importância da par­ticipação juvenil como premissa para gerar dinâmicas de inclusão social, áreas de desenvolvimento sustentável e a convivência social baseada em valores democráticos. Fazem parte dos objetivos do programa o estímulo à participação dos jovens em todos os âmbitos da vida social e das políticas públicas que lhes digam respeito, e a constituição do Estação Juventude como um espaço público que envolva a participação dos jovens.

No contexto do Programa Estação Juventude, a participação está sendo pensada em três dimensões:

  • Princípio: a participação é um eixo que orienta a própria con­cepção do programa: a participação dos jovens é fun­damental para que o Estação Juventude cumpra sua função.
  • Método: é preciso que em cada uma das linhas de ação do Estação Juventude a dimensão da participação esteja presente; não adianta ter uma ação específica para par­ticipação se ela não estiver incorporada em cada ação constitutiva do programa. Além disso, a participação na gestão do programa é uma exigência do edital: deve ser criado um Comitê Gestor com a participação de diferentes áreas do governo e de jovens.
  • Prática cotidiana: a perspectiva da participação deve estar pre­sente em cada passo dado pelo gestor e equipe para fazer o Estação Juventude acontecer: na relação que é construída e estimulada no dia a dia, no planejamento das atividades, na maneira como as informações são disponibilizadas, no tom em que são feitos os convi­tes aos jovens e no modo como eles são recebidos no Estação Juventude.

 

Para mais informações acesse: Guia Operacional do Programa Estação Juventude e Conceitos Fundamentais: Pontos de partida para uma reflexão sobre políticas públicas.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.