Ir para o conteúdo
ou



COMPARTILHE:

Diagnóstico sobre Juventude LGBT

Tela cheia

Sobre o projeto

30 de Janeiro de 2018, 12:18 , por snjuventude@gmail.com - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 224 vezes

A juventude LGBT sofre cada vez mais preconceito e violência, o que resulta em exclusão de oportunidades para os jovens que querem exercer o seu direito à diversidade e orientação sexual. Por isso, é necessário buscar instrumentos que possibilitem o entendimento completo dessa situação.

O Direito à Diversidade e à Igualdade está garantido no artigo 17 do Estatuto da Juventude e é indispensável que os processos de exclusão sejam combatidos por meio de políticas públicas.

Para isso, a SNJ contratou os serviços técnicos profissionais especializados para a elaboração de diagnóstico e ações estratégicas de apoio à formulação de políticas públicas para a juventude LGBT brasileira, entre 18 e 29 anos.

O diagnóstico, que será elaborado pela Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) -- entidade de apoio à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) --, irá estudar com profundidade científica toda a problemática da atualidade da juventude LGBT refletida nas experiências dos jovens que vivem nas cidades brasileiras.

A FUJB fará o levantamento de dados de fontes oficiais acerca das atividades da juventude LGBT brasileira e apresentará os problemas de forma hierarquizada, bem como as condicionantes à tomada de decisão para a solução desses problemas a curto, médio e longo prazo.

O objetivo principal do diagnóstico é apoiar o planejamento de ações que promovam os direitos sociais e fundamentais de inviolabilidade de direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade da juventude LGBT, em todo o território brasileiro. A partir da elaboração desse diagnóstico, a SNJ vai buscar a solução com ações e projetos de enfretamento à discriminação por identidade de gênero e orientação sexual.

Além dos dados e informações levantados junto às fontes oficiais, o diagnóstico deverá analisar os aspectos humanos, econômicos e socioculturais da juventude LGBT e identificar ameaças e oportunidades, os pontos fortes e fracos e as ameaças aos direitos fundamentais dessa parcela da população. A partir disso, a FUJB vai definir as ações estratégicas para o enfrentamento dos problemas atuais dos jovens LGBT.

A Fundação vai acompanhar a implantação de até três ações de curto ou médio prazo implantadas pela SNJ por meio de indicadores de desempenho, para os devidos ajustes das estratégias caso sejam necessários.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.