Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Conjuve
Tela cheia Sugerir um artigo

Presidente institui Sistema Nacional de Juventude

4 de Julho de 2018, 10:32 , por Sergio Henrique - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 67 vezes

Whatsapp image 2018 03 15 at 22.54.04

Numa cerimônia descontraída no Palácio do Planalto, com a presença de jovens das comunidades e beneficiários do Programa Forças no Esporte (Profesp), o presidente Michel Temer assinou a regulamentação do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve). Previsto na lei 12.852, Estatuto da Juventude, o Sinajuve determina as competências da União, dos Estados e dos Municípios na implementação da Política Nacional de Juventude.

 

Desinibido, Temer tentou segurar uma bola de basquete equilibrada em uma caneta, que foi passada pelo atleta Wanderson Geremias, o WG. “A bola caiu mas segurei a caneta para assinar todos os atos necessários à juventude brasileira”, afirmou o presidente. “ Há que proteger, há que estimular, há que valorizar os mais de 50 milhões de jovens em nosso País. O que lançamos hoje é a pedra fundamental de uma política duradoura.”

Whatsapp image 2018 03 15 at 21.26.22 8 O Sinajuve é uma das 12 inciativas que compõem o Brasil Mais Jovem 2018, pacote de ações e programas voltados aos jovens de 15 a 29 anos. As outras iniciativas são o Diagnóstico sobre a Juventude LGBT, o Diagnóstico sobre o Juventude Rural, o Inova Jovem, a Implantação de 27 Estações Juventude 2.0, o Plano Nacional de Startups e Empreendedorismo para Juventude, o Novo Plano Juventude Viva, a ampliação do Programa Forças no Esporte (PROFESP), a proposta de atualização Projeto de Lei 4530/04 do Plano Nacional de Juventude (PNJ), a criação dos Conselhos em Rede, o Atlas da Juventude e o ID Jovem 2.0.

Whatsapp image 2018 03 15 at 21.26.22 6 “O Palácio do Planalto é, hoje, o Palácio da Juventude”, disse o secretário nacional de Juventude, Assis Filho. “Com a regulamentação do Sinajuve, o governo federal resgata uma dívida histórica com a juventude brasileira. A partir de agora, é o Estado que vai servir ao direito dos jovens”. A cerimônia foi prestigiada pelos ministros Carlos Marun (Secretaria de Governo), Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral), parlamentares, gestores de juventude, integrantes do Conselho Nacional de Juventude, estudantes, adolescentes e jovens beneficiários dos programas sociais. 

Whatsapp image 2018 03 15 at 21.26.22 3 Representantes da sociedade civil no Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Desirée Queiroz, de 25 anos, disse que sem a participação social não existe política pública para a juventude. “Com o pacote de ações do Brasil Mais Jovem, garantiremos que não ocorram outras situações como a de Marielle”, afirmou Desirée, referindo-se ao assassinato da vereadora ocorrido na noite de quarta-feira (14/03), no Rio de Janeiro. No pacote de ações para acabar com a violência contra a juventude negra nas comunidades, estão o Inova Jovem e o Novo Plano Juventude Viva.

Whatsapp image 2018 03 15 at 21.26.22 9 O principal objetivo do Brasil Mais Jovem é possibilitar que as ações do Governo Federal cheguem aos 51 milhões de jovens brasileiros. Esse conjunto de ações visam o empoderamento e a emancipação de jovens de 15 a 29 anos e são coordenadas pela Secretaria Nacional de Juventude por meio do Comitê Interministerial da Política de Juventude (COIJUV), instituído pelo Presidente Michel Temer por meio do decreto 9.025 de 2017.
Clique aqui https://issuu.com/participatorio/docs/livreto_bmj_internet para conhecer as ações do Brasil Mais Jovem 2018


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.