Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Eleições Conjuve

3 de Dezembro de 2014, 10:43 , por Valessio Brito - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1567 vezes

Em 2014, entidades da sociedade civil organizada puderam participar da eleição do Conjuve, nas categorias Movimentos, Associações, e Organizações da Juventude de atuação nacional, Fóruns e Redes e Entidades de Apoio às Políticas de Juventude. Os novos integrantes do Conselho foram escolhidos para mandato de dois anos, por meio de assembleia. A novidade do processo está na informatização das inscrições, que aconteceram através do Participatório. O novo processo eleitoral foi definido na última Reunião Ordinária do Conjuve, que aconteceu em Brasília nos dias 24 e 25 de fevereiro. O edital com os detalhes da eleição e Comissão Eleitoral deverão ser publicados nos próximos dias por aqui. Os membros do Conselho são escolhidos para mandato de dois anos, mediante eleição direta, e os cargos de presidente e vice-presidente são alternados, a cada ano, entre governo e sociedade civil. Conheça quem são os conselheiros de juventude durante o biênio 2014-2016!

 

 

 

Divulgada a relação final de entidades habilitadas para Assembleia de Eleição do Conjuve

A Comissão Eleitoral, reunida nos dias 02 e 03 de julho, analisou os recursos enviados pelas entidades via este hotsite no Participatório.

Veja aqui o resultado final das entidades habilitadas para a Assembleia de Eleição que definirá composição da sociedade civil do Conselho Nacional de Juventude, que será realizada no dia 23 de julho de 2014, em Brasília.

Entidades da sociedade civil organizada estão participando nas categorias Movimentos, Associações, e Organizações da Juventude de atuação nacional, Fóruns e Redes e Entidades de Apoio às Políticas de Juventude. Os novos integrantes do Conselho serão escolhidos para mandato de dois anos, por meio de Assembleia.

O novo processo eleitoral foi definido na última Reunião Ordinária do Conjuve, que aconteceu em Brasília nos dias 24 e 25 de fevereiro. Você pode utilizar este canal para se informar e tirar dúvidas.

Resultado Preliminar

Análise dos Recursos

Resultado Final - Não Habilitadas

Resultado Final - Habilitadas

 

Edital Eleições Conjuve 2014

O edital para as eleições de entidades da sociedade civil para o Conselho Nacional de Juventude, foi deliberado na 36ª Reunião Ordinária do CONJUVE, e publicado no Diário Oficial da União (Página 1 e Página 2), no dia 16 de abril de 2014.

Baixe o arquivo em PDF do documento na íntegra.

 

Quais são as atribuições do Conjuve?

O Conselho Nacional de Juventude é um órgão colegiado, integrante da estrutura básica da Secretaria-Geral da Presidência da República. Segundo a Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005, o Conjuve tem por finalidade formular e propor diretrizes da ação governamental, voltadas à promoção de políticas públicas de juventude, fomentar estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil e o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

 

Qual a composição do Conjuve?

O Conjuve é integrado por representantes do Poder Público e da sociedade civil, com reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos da juventude. O Conselho é constituído de 60 membros titulares e respectivos suplentes, designados pelo Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, de acordo com a seguinte composição:

  • - 1/3 (um terço) de representantes do poder público;
  • - 2/3 (dois terços) de representantes da sociedade civil.

 

Quem poderá se candidatar à próxima eleição do Conjuve?

A eleição 2014 do Conjuve é dirigida aos movimentos, associações ou organizações da juventude de atuação nacional; fóruns e redes da juventude e entidades de apoio às políticas públicas de juventude.

Conforme o edital as inscrições deverão ser feitas por entidades ou organizações e não por pessoas físicas. Cada organização só poderá se candidatar para concorrer a uma única cadeira, em uma das três categorias previstas. Será vedada alteração de categoria e/ou cadeira até a publicação da lista prévia das candidaturas habilitadas.

 

Quais categorias da sociedade civil podem fazer parte da nova composição do Conjuve?

Este ano a eleição será para as vagas de representação da sociedade civil, entre titulares e suplentes, que serão distribuídas da seguinte forma:

  • - Movimentos, Associações ou Organizações da Juventude de atuação nacional;
  • - Fóruns e Redes da Juventude;
  • - Entidades de Apoio às Políticas Públicas de Juventude.