Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Coijuv
Tela cheia Sugerir um artigo

SAÚDE E LAZER: Jovens discutem o Plano Nacional de Juventude no Rio de Janeiro

18 de Novembro de 2014, 17:24 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 29 vezes

image

Aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro no Rio de Janeiro/RJ, a 7ª e 8ª oficina “Plano em Diálogo”, realizada pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), que tem como objetivo discutir os eixos dos direitos do Estatuto da Juventude e aprofundar as principais agendas, desafios e prioridades da política de juventude.

Na quarta-feira (12/11) o tema debatido foi “Direito ao desporto e ao lazer”, que aconteceu na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Já na quinta (13/11) o tema foi “Direito à saúde”, discutido na Escola Politécnica Joaquim Venâncio, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As duas oficinas contaram com representantes da sociedade civil de diversas organizações brasileiras, algumas integrantes do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), com a finalidade desses atores contribuírem com as suas percepções, vivências e práticas de suas realidades por um melhor desenvolvimento das políticas. Ângela Guimarães, presidente do Conjuve, disse durante sua intervenção, ser importante a participação de todos e todas nesses espaços de diálogo.

Murilo Amatneeks, secretário-executivo do Comitê Interministerial da Política de Juventude (Coijuv), que representou a SNJ, destacou que essas oficinas fazem parte de um debate inicial. “Essas oficinas não são conclusivas e nem deliberativas para conjunto das juventudes. A proposta é depois conversar e ouvir os grupos específicos e priorizar as suas demandas”, afirmou.

Serão ao todo 11 oficinas realizadas, seguindo os 11 temas que constam no Estatuto da Juventude, com o propósito preparatório de um texto base para a III conferência de juventude em 2015 e possíveis contribuições de atualização do plano nacional de juventude, que é um projeto de lei (Nº. 4530/04), que determina um conjunto de políticas públicas e medidas que beneficiam os jovens brasileiros entre 15 e 29 anos.

Saiba como foi a última oficina do Plano em Diálogo que discutiu Território e Mobilidade 

Ainda estão previstas outras oficinas Plano em Diálogo:

19\11 – Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente [Manaus]
26\11 – Direito à profissionalização, ao trabalho e a renda [Brasília]
27\11 – Direito à educação [Brasília]

Fonte: Conselho Nacional de Juventude

Participatório da Juventude

Siga-nos no Twitter!
Acompanhe nossa Fã Page no Facebook


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.