Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Coijuv
Tela cheia Sugerir um artigo

Brasil Mais Jovem 2018: Coijuv se reúne no Palácio do Planalto

5 de Julho de 2018, 10:57 , por Sergio Henrique - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2 vezes

Whatsapp image 2018 04 25 at 19.36.56O Comitê Interministerial de Juventude da Presidência da República (Coijuv) se reuniu na tarde desta quarta-feira (25) no Palácio do Planalto, para discutir as políticas públicas para juventude do Governo Federal. A reunião contou com a presença do secretário nacional de Juventude, Assis Filho, do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, do secretário de Relações Institucionais da Presidência da República, Marcelo Barbieri e representantes do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), do Ministério do Esporte, Ministério do meio ambiente, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Ministério da Justiça, Ministério da Defesa, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Cultura, Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Desigualdade Racial, Secretaria Nacional de Política para as Mulheres, Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Articulação Social.

Criado pelo Decreto Nº 9.025, de 5 de abril de 2017, para o acompanhamento e monitoramento de toda a política pública do governo federal para jovens de 15 a 29 anos, o Coijuv reúne os 13 ministérios que possuem ações e programas do Brasil Mais Jovem, pacote de ações lançado pelo presidente Michel Temer no dia 15 de março. Em sua quarta reunião ordinária, foram apresentados e debatidos os projetos tocados exclusivamente pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), entre eles os recém-lançados Inova Jovem, Diagnóstico da Juventude LGBT, Diagnóstico da Juventude Rural, o Novo Plano Juventude Viva, o Identidade Jovem 2.0, o Estação Juventude 2.0, o Sinajuve – recém instituído pelo presidente Michel Temer – e o Plano Nacional de Juventude, entregue no início do ano à Câmara dos Deputados.
Snj coijuv
O secretário nacional de juventude Assis Filho afirmou que a presença de todos na reunião representa o quanto governo tem se preocupado com os jovens, grupo grandioso que totaliza 51,4 milhões de brasileiros. “Essa é a preocupação que se tem para que se consiga articular as ações para este grupo, visando corresponder e responder as diretrizes do Estatuto da Juventude, assim como também responder as demandas e os problemas históricos que esses jovens têm enfrentado”. Para o secretário, um dos resultados mais preciosos do Coijuv foi conseguir mapear as 91 iniciativas que o governo tem para os jovens que estão sendo executados pelos 13 ministérios. “Esse comitê visa articular e agregar essa ações, porque não queremos que cada órgão execute sua política pública de forma isolada. Esse comitê tem como objetivo articular, congregar e monitorar essas ações de forma conjunta”, disse.

Assis Filho afirmou ainda que a reunião foi muito simbólica por ser a primeira no Palácio do Planalto. “É a primeira que estamos sentados aqui trazendo pautas das ruas, favelas, becos e presídios. Pautas daqueles que não tiveram acesso à universidade, escola... É muito importante esse encontro neste momento, neste espaço. É uma demonstração enorme de que o Palácio está discutindo os problemas da juventude brasileira. Mas que não fique só na simbologia. Que fique também na praticidade e na busca permanente pelos resultados”, finalizou.

O secretário de Relações Institucionais da Presidência da República, Marcelo Barbieri, falou sobre a importância do Coijuv para o desenvolvimento dos jovens. Segundo ele, esse é um empenho que o presidente Michel Temer tem com o ministro Carlos Marun de fortalecimento da SNJ. “Esse encontro mobiliza todos os ministérios envolvidos com as questões dos jovens e visa fazer com que a política do governo para a juventude se implemente em todos os ministérios. Essa é uma prioridade do governo”, disse. O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, encerrou a quarta reunião ordinária do Coijuv saudando todos os presentes e se colocando a disposição da juventude.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.