Ir para o conteúdo
ou

Perfil
Tela cheia
 Feed RSS

Blog

13 de Dezembro de 2014, 13:50 , por Desconhecido -

Gestantes - Saúde Bucal e Diabetes

3 de Março de 2016, 0:00, por Carol Santiago - 0sem comentários ainda

Todas as mulheres, antes de planejarem engravidar, deviam ter uma consulta de medicina dentária para avaliarem o seu estado de saúde oral e fazerem os tratamentos, se necessário.

Estudos recentes associam uma ligação entre as doenças gengivais com os partos prematuros e o nascimento de crianças de baixo peso. A crença de que na altura do crescimento ósseo do bebé os dentes da mãe ficam sem cálcio, não é correta, mas algumas lesões de cárie, as quais surgem durante e após a gravidez, estão relacionadas com lesões de cárie que não foram detetadas e tratadas precocemente, bem como alterações hormonais que podem induzir alterações do metabolismo e da ação da saliva sobre a boca e dentes.

As alterações fisiológicas que ocorrem durante a gravidez, nomeadamente as alterações hormonais, podem desencadear alterações na saúde oral das grávidas, mas que, na sua maioria desaparecem após o parto. Estudos recentes mostram que muitas grávidas apresentam epúlide gravídica ou tumor gravídico. Quando a placa bacteriana se acumula nos dentes e gengivas surge um tumor, com compromisso estético e que frequentemente sangra durante a mastigação e a escovagem. Normalmente, desaparece sem necessidade de cirurgia após o parto. Outras vezes existe necessidade de cirurgia para remoção durante a gravidez, podendo voltar a surgir no mesmo local.

A gengivite gravídica ocorre mais frequentemente durante a gravidez, devido a alterações hormonais que desencadeiam a reação das gengivas aos produtos inflamatórios da placa bacteriana, mas é a placa bacteriana (e não as hormonas) a principal causa da gengivite. Devem, por isso,  manter-se os dentes bem limpos, sobretudo junto à linha gengival, ajudando a reduzir, ou mesmo a prevenir, a gengivite durante a gravidez.

Se, na alimentação, substituirem os doces por alimentos mais nutritivos, como o queijo, os frutos ou vegetais frescos, será também melhor para os dentes.Por tudo isto, a melhor coisa que pode fazer uma mulher que pretende engravidar é procurar um profissional de saúde oral para uma consulta de rotina.

Diabetes Gestacional

Outro risco de saúde para as gestantes é o diabetes gestacional, que é uma doença muito perigosa para a saúde da mãe e da criança.

A boa notícia é que com o programa diabetes dominada é possível manter a doença controlada e até mesmo reverter acondição de diabético tipo 2. Veja como as pessoas estão vencendo a diabetes:

 

Atualmente, com o avanço das pesquisas sobre diabetes e da culinária em geral, existem muitas receitas para diabéticos que são saborosas e permitem que o paciente se alimente de alimentos saborosos sem aumentar os níveis de glicose no sangue.



Dicas Para Uma Alimentação Saudável

29 de Novembro de 2015, 0:00, por Carol Santiago - 0sem comentários ainda

Existem várias receitas e dietas, mas tem que se tomar cuidado para não seguir uma dieta errada, pois você pode acabar prejudicando a sua saúde. Além de seguir uma dieta a pessoa deve fazer exercícios físicos como caminhada, e abdominais.

Logo abaixo vou listar algumas dietas e dicas de alimentação saudável que se forem seguidas corretamente podem dar resultados muito satisfatórios:

Dieta Chinesa

Essa é uma dieta muito simples, pois os chineses costumam manter em seu cardápio os cincos elementos da natureza que são madeira, terra, água, fogo e o metal, que consistem nos alimentos doces, salgados, amargos, ácidos e picantes. Devido a esse conceito eles possuem um cardápio bem balanceado, principalmente entre as proteínas, carboidratos e gorduras, o grande segredo dos chineses é que eles consomem poucas quantidades de carnes.

Dieta dos Pontos

Essa é uma dieta rica em verduras, legumes, fibras e grãos integrais. O consumo de proteínas animal é por de meio peixes e algas marinhas, o que é muito mais saudável. Isso garante uma grande ingestão de vitaminas e poucas calorias.bEssa dieta é muito interessante pelo fato de não restringir alimentos, o foco dela é educar e fazer com que a pessoa tenha controle do que está ingerindo.

Então você está livre para escolher os alimentos que irão fazer parte de seu cardápio diário, porém você tem que lembrar que cada alimento tem uma quantidade de pontos pré-determinados. Uma vez que você se acostuma com ela e gosta dos seus resultados, poderá seguir-la pela vida toda, pois ela não é algo torturante e monótono.

Dieta Detox

Essa é mais que uma simples dieta, ela é a base de sucos de frutas e chás, a ideia principal é limpar o organismo das impureza e por consequência acabar emagrecendo. Uma vez que a dieta é seguida à risca você acaba realmente sentindo uma grande diferença no seu corpo, tanto no peso quanto no aumento da disposição.

Dieta Para Diabéticos

A diabetes e a alimentação estão diretamente relacionados, dessa maneira com a alimentação adequada é possível manter a diabetes controlada funciona para todos os tipo de diabetes seja do tipo 1 ou do tipo 2. No caso, da diabetes tipo 1 é possível reduzir em mais de 80% a quantidade de medicamentos.

Dessa forma, muitas pessoas portadoras do diabetes estão vencendo a diabetes apenas com a alimentação adequada e prática regular de exercício físico. Veja no vídeo abaixo o depoimento de um paciente que conseguiu controlar naturalmente a doença.

Dieta Dukan

A Dieta Dukan, foi criada pelo francês Pierre Dukan, autor do livro “Eu não consigo emagrecer”. A dieta ganhou fama depois de ter sido adotada por algumas celebridades e hoje vem conquistando milhares de pessoas em todo o mundo.

Essa dieta consistem em quatro fases, sendo que as duas primeiras são para ajudar a emagrecer e as outras duas são para manter o peso equilibrado. Essas fazes são Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização permanente.

A primeira fase “Ataque” que tem duração de quatro a sete dias, é a parte mais radical da dieta, onde são permitidos somente alimentos a base de proteínas. A perda de peso costuma ser rápida e fulminante. Já as outras fases são menos drásticas e tem o objetivo de fazer com que você mantenha o peso.

Banana Verde Para Emagrecer

A banana verde é considerada um alimento altamente funcional, porém é quase impossível comer uma banana verde. Por isso surgiu a ideia de torná-la uma biomassa (purê). Isso mesmo um purê de banana verde, que apresenta um alto teor de amido resistente, que nos auxilia no funcionamento intestinal e não é digerido e nem absorvido pelo organismo.

É conhecida como sendo um estimulante natural, mas vai muito além disso podendo trazer benefícios como redução e absorção de gordura e glicose, pois é capaz de promover uma sensação de saciedade. A banana verde é uma fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribui para a saúde óssea e também na contração muscular e não contem glúten.

Você já conhecia essas dietas?? Já realizou alguma??? Deixe seu comentário abaixo